Você está em:

Aquiraz: diversão garantida nas lindas praias do Ceará

Aquiraz, no Ceará, é conhecida por suas belas praias e opções de diversão e aventura para toda a família

Primeira capital do Ceará, Aquiraz é um dos principais destinos turísticos no estado. Belíssimas praias, com os famosos passeios de buggy pelas dunas, fazem de Aquiraz um destino perfeito para a diversão e a aventura.

Com muita história, ainda é possível fazer passeios no Centro Histórico e museus da cidade.

Vamos conhecer mais sobre uma das cidades mais apaixonantes do Ceará?

 

Praias e dunas que convidam a passeios de buggy

Quem ama sol, água e pé na areia vai encontrar em Aquiraz muitas opções deliciosas, afinal, são seis as praias que fazem parte do seu litoral.

Quando pensamos na praia Porto das Dunas, lembramos logo da emoção de fazer um dos famosos passeios de buggy.

A Praia do Barro Preto, por sua vez, leva esse nome uma vez que existem formações rochosas do local, que criam belas piscinas naturais na maré baixa. 

Já a Praia do Presídio tem esse nome curioso em virtude de um presídio de holandeses que funcionava na região durante o século XVII.

A Praia do Japão fica próxima de Fortaleza, mas sem a lotação das praias urbanas da capital.

Por fim, a Praia do Iguape não fica atrás das demais em beleza e tranquilidade.

Praia do Iguape, em Aquiraz, Ceará
Praia do Iguape, em Aquiraz. Crédito: Secretaria de Turismo de Aquiraz.

Nas barracas das praias, é possível provar o que há de melhor em comida regional. A gastronomia da cidade, como não poderia deixar de ser, é apoiada em pescados e frutos do mar. Só para ilustrar, vale conhecer a Barraca da Dona Diva, uma das mais famosas da cidade.

Aquiraz conta também com seu próprio evento gastronômico, o Festival do Caranguejo, momento em que todos os bares da região podem participar. O vencedor da edição 2021 foi o casquinho de caranguejo da Barraca Praia Bambu, na praia do Barro Preto.

Restaurantes locais como New York, Wave e Alecrim têm cardápios variados. Já o Moenda Restô, localizado no Engenhoca Park, oferece o melhor da gastronomia local com um toque moderno. 

 

Parques garantem diversão

Se você adora esportes radicais, Aquiraz é o lugar certo.  A cidade sedia o Engenhoca Park, um parque de aventuras onde os visitantes podem aproveitar atividades como arvorismo, tirolesa, caiaque, pedalinho, pesca esportiva, arco e flecha, slackline e trilhas ecológicas. Da mesma forma, não faltam atrações para crianças, como mini golfe, passeios de carroça, fazendinha e redário.

Atração do Engenhoca Parque em Aquiraz, Ceará
Atração do Engenhoca Parque em Aquiraz/ Divulgação Engenhoca Parque

Um dos endereços mais famosos de Aquiraz é o Beach Park Resort, conhecido como um dos maiores parques aquáticos do Brasil.  Em síntese, o complexo tem mais de 20 atrações para todos os gostos e idades, bons restaurantes, hotéis e lounges. 

Aquiraz também faz parte da Rota das Falésias, uma rota que começa em Fortaleza e vai até Ponta de Mangue, em Maceió. São 240 km e 45 praias para se encantar, passando por 13 municípios com falésias coloridas pelo caminho.

 

Aquiraz, a primeira capital do Ceará

Quem quiser conhecer um pouco mais da origem do Ceará pode começar visitando Aquiraz. A cidade foi a primeira capital do estado, tendo ganhado esse título no ano de 1713. Na época, a cidade era a “sede da capitania do Siará Grande”. O centro histórico, aliás, é uma atração à parte, com o Mercado das Artes (antigo Mercado das Carnes), a Igreja Matriz de São José, o Museu Sacro de São José Ribamar e a Casa do Capitão-Mor.

Foto da Igreja matriz de Aquiraz, no Ceará
Igreja matriz de Aquiraz (CE). Crédito: Secretaria de Turismo de Aquiraz.

Aquiraz também é o endereço Museu do Engenho Colonial; espaço criado para contar a história do antigo engenho que deu origem à cachaça colonial, tradicional destilado do Ceará. Também é possível conhecer mais de 1000 objetos pertencentes a esse antigo engenho. Todas as fases de produção da bebida são exibidas, desde as primeiras máquinas, de tração animal, até a utilização de peças a vapor.

O rico artesanato da cidade tem um espaço garantido. Inaugurado em 2017 na Prainha, o Centro de Rendeiras Luiza Távora é uma atração à parte, com sua arquitetura que evoca as delicadas peças feitas pelas artesãs cearenses. São 38 boxes com o melhor da produção local.

Foto de uma rendeira em Aquiraz, Ceará
Centro de Rendeiras Luiza Távora é uma atração de Aquiraz. Crédito? Crédito: Secretaria de Turismo de Aquiraz.

 

Aquiraz é perfeita para primeira e segunda moradia

CE-025 liga Fortaleza a Aquiraz/ Crédito: Divulgação, Governo do Ceará

O acesso rápido de Fortaleza garante que Aquiraz seja ótima opção tanto para primeira moradia como para segunda moradia. A cidade fica a apenas a 22 km da capital do Ceará, o que garante uma viagem rápida para curtir os finais de semana e feriados ou para utilizar os serviços da capital. A distância de Fortaleza, apenas 20 minutos de carro, garante o prazer de morar pertinho das lindas praias de Aquiraz, e, ainda assim, estar perto da capital.

Já a mobilidade dentro da cidade é garantida pela Av. Litorânea, que margeia o mar, e a Rua Tibúrcio Targino, no centro de Aquiraz. Nesta via se concentram os principais serviços, como supermercados, bancos, farmácias e mais.

 

O QUE TEM NO ENTORNO?

  • Beach Park;
  • Engenhoca Park;
  • Centro de Rendeiras Luiza Távora;
  • Museu do Engenho Colonial;
  • Passeios de Jangada e de Buggy;
  • Quiosques de praia com frutos do mar e comidas típicas;
  • Rota das Falésias;
  • Praias de tirar o fôlego;
  • Proximidade da capital, Fortaleza, sem o agito dos grandes centros urbanos. 

 

Quer ficar por dentro das novidades da Moura Dubeux no Ceará? CLIQUE AQUI

 

Atualização de cadastro