Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Av. Conselheiro Rosa e Silva: pequeno guia urbano

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma das vias mais movimentadas do Recife concentra opções de lazer, esportes e gastronomia

 

“Gosto de morar aqui porque fica perto de tudo”.
“Adoro aproveitar o parque da Jaqueira e os cafés”.
“Resolvo tudo na mesma rua”.

Esses são sentimentos comuns a quem mora na região da Avenida Conselheiro Rosa e Silva, um dos principais fluxos viários da Zona Norte do Recife (PE). 

Com 2,5km de extensão, a avenida passa pelos bairros das Graças, Espinheiro, Aflitos, Jaqueira e Tamarineira e possui 5 CEPs diferentes. Começa na Praça do Entroncamento, nas Graças, e termina em cruzamento com a junção da Rua Padre Roma e Rua Cônego Barata, na Tamarineira, onde continua na Estrada do Arraial. 

Em cada esquina da via, há diversas opções de lazer e serviços que podem ser aproveitadas ao alcance de uma caminhada. A paisagem, arborizada, mistura edificações antigas e prédios modernos. 

Vamos conhecer mais sobre esse endereço especial?

UM POUCO DE HISTÓRIA

O nome da avenida é uma homenagem a Francisco de Assis Rosa e Silva. Filho de um rico comerciante português, fez história na política logo após a proclamação da República, em 1889. Foi deputado federal, senador e presidente da Câmara, até assumir a vice-presidência do Brasil na chapa de Campos Sales, em 1898, e ser conhecido como Conselheiro Rosa e Silva. Com seu prestígio nacional, ele atraiu grandes obras para Pernambuco, como a ampliação de avenidas e a expansão da malha ferroviária no interior do estado.

A época vivida pelo Conselheiro ainda está presente em diversas construções clássicas da avenida, como na Capela dos Aflitos, no casarão hoje sede do Incra, na mansão preservada do Edf. Costa Azevedo e na Pousada Rosa e Silva.

 

Sede do Incra. Foto: Skyscraper City

ESPORTES E LAZER

Quem gosta de atividades físicas não tem do que reclamar. É possível treinar em academias como a Selfit, mas se você prefere praticar esportes, então a aposta é nos clubes que ficam pela Zona Norte. O mais tradicional deles, o Português, oferece aulas de handebol, natação e hóquei. Já no Clube Náutico, é possível ter aulas de natação e futsal, mesmo para quem não é sócio. Ali pertinho, também nos Aflitos, fica o Seven Beach Club, uma arena com 7 quadras para praticar esportes de areia como beach tennis, vôlei de praia e futvôlei.

A partir da Av. Rosa e Silva, dá para curtir diversas praças e parques. Nas Graças, fica a Praça do Entroncamento, cuja decoração de Natal é um acontecimento todos os anos. Na Jaqueira, fica a Praça Souto Filho, também conhecida como Praça dos Cachorros. O espaço, bastante amplo e arborizado, recebeu recentemente um ParCão para os bichinhos brincarem livres e soltos. 

Praça Souto Filho, o ParCão. Foto Andrea Rêgo Barros / PCR

Logo ali, ao lado, fica o querido Parque da Jaqueira, com sua pista de cooper, igrejinha e várias áreas verdes para uma confraternização com amigos. Na Tamarineira, fica o terreno do hospital Ulysses Pernambucano, que vai se transformar, em breve, no mais novo parque urbano do Recife. 

Agora, se a sua pedida são programas culturais, aí você vai adorar o Moviemax Rosa e Silva, no bairro dos Aflitos. A programação é super diversa, com títulos infantis, blockbusters e cult. O Museu do Estado de Pernambuco não fica na Rosa e Silva, porém fica logo ali na vizinha Av. Rui Barbosa e também vale a visita. Fica na altura do bairro das Graças.

GASTRONOMIA

Por onde começar? São tantas opções que dá para dizer que a Av. Rosa e Silva é uma praça de alimentação a céu aberto. Sem falar que é uma via de acesso rápido para outros restaurantes que ficam na Zona Norte do Recife. 

Começamos pelo  tradicional Tokyo’s Café, lar dos pastéis mais gostosos do Recife. A pastelaria é administrada desde 1965 pela respeitada família Saburo, que também comanda a Taberna Japonesa Quina do Futuro, considerada por muitos como o lugar do melhor sushi da cidade. Ambas as casas ficam a apenas 150m de distância uma da outra.

 

Os pasteis do Tokyo’s Café. Foto: Filipe Ramos / Na Rua Tem

A culinária italiana não fica de fora na Rosa e Silva. A Forneria 1121, com seus Chicago deep dishes, sobremesas e sabores deliciosos de pizza, é uma perfeita alternativa para se comer fora à noite. Outras opções para os amantes da iguaria são a Benvinda Pizzaria e a Parla Pizza. Até o Habib’s conta com opções de pizza a preços bem convidativos.

Quem curte lanches, pode degustar os deliciosos hambúrgueres do Maverick, nas Graças, ou os temakis do Temix e Cone Móvel. As esfihas do Habib’s, baratinhas e deliciosas, quebram um galho na hora da fome. No happy hour, as pedidas são a Picanha do Futuro, pertinho da Praça Souto Filho, ou então o Seu Peu Gastropub.

Tradicionais restaurantes também ficam na região, como o Cá-Já, com seu quintal amplo e arborizado, e o Garden Cozinha, que tem como lema “comida com afeto”. Delicatessens e padarias, como a Padaria Jaqueira, completam a variedade gastronômica da Rosa e Silva.

E depois de tanta comida gostosa, só falta um bom café e uma sobremesa para encerrar o dia, não é mesmo? Cafés charmosos é o que não faltam no caminho: tem o Elã, Café com Dengo, Tão, Historietas Café, Meio do Mundo, Café Café… Para terminar este percurso de delícias, deguste uma fatia generosa de torta de nozes da Dalena Tortas Finas. 

PÓLO DECÓR

Você sabia que a Rosa e Silva também tem um pólo de decoração? São diversas lojas com tudo que você precisa para decorar o seu lar. Logo no início da via, no bairro das Graças, tem a tradicional loja de móveis infantis Quarto Crescente. Mais adiante, a partir do bairro dos Aflitos, é possível escolher revestimentos nobres (Refinare), mudar o quarto (Ortobom, Sonhar Home Design, Para Dormir Colchões), escolher móveis de design (Alameda Decór, OD Collections, ZuHaus) ou até mesmo climatizar o apartamento (Casa Clima).

SERVIÇOS

Quando falamos que tem um mundo na Avenida Rosa e Silva, não estamos brincando. Confira a variedade de serviços na região:

  • Hospital da Tamarineira e Hospital dos Servidores;
  • Empresariais diversos, como o ETC e Empresarial Casa Grande;
  • 2 unidades Bompreço;
  • 1 Pão de Açúcar;
  • Tradicionais pontos: Chaveiro Rosa e Silva e a Banca de Revistas Rosa e Silva;
  • Curso de inglês, como a ABA;
  • Academias, como a Selfit;
  • 2 postos de gasolina Shell;
  • Quitandas, como a Além do Campo e a Frutaria;
  • Autoescola Piloto;
  • Educandário Nossa Senhora de Lourdes;
  • Lavanderia;
  • Lojas para troca de cartuchos e troca de baterias. 

Depois de todas essas vantagens, a gente entende se você ficar com vontade de se mudar para a Av. Rosa e Silva. E se dissermos que em breve será possível nesse endereço incrível, com a qualidade Moura Dubeux? Fale com a gente para saber o que vem por aí

Posts relacionados

Atualização de cadastro