Você está em:

Bairro da Torre: tudo para viver bem no Recife

Morar no Bairro da Torre, no Recife (PE), é experimentar no cotidiano todas as possibilidades para viver bem

 

Quando o assunto é o Bairro da Torre, sem dúvida, estamos falando de um dos lugares mais completos para se morar no Recife. Com ótima localização, o bairro é conhecido por ser residencial e, por isso, é cercado de conveniências que tornam o dia a dia mais fácil, como supermercados, grandes lojas, cafeterias, bancos e postos de gasolina.

Saiba mais sobre esse bairro que tem tudo o que você precisa bem pertinho e é uma ótima opção para morar na Zona Norte.

Conhecido por suas ruas arborizadas e temperaturas mais amenas, o bairro é vizinho do Madalena e, também, do Rio Capibaribe. Um bairro familiar como a Torre não poderia deixar de concentrar boas escolas. Para marcar ainda mais a característica familiar da Torre, não dá para não citar a quantidade de serviços e lojas para animais de estimação, como o Pet Villa Torre, a Clínica Veterinária Arionaldo de Sá e o Beleza Cão e Gato, só para citar alguns exemplos.

Em primeiro lugar, a região agrega um mix de negócios e comércios tradicionais da cidade e, simultaneamente, atrai grandes redes como o Pão de Açúcar e o Carrefour.

 

Vida ao ar livre

Os amantes dos esportes também estão bem servidos. Além dos locais para a prática de caminhadas e corridas ao ar livre, as opções de estúdios de crossfit e academias são inúmeras. Já os ciclistas, podem contar com a Ciclofaixa Torre, com 2,8 quilômetros de extensão. Além da prática de esportes, a ciclofaixa ajuda na mobilidade do bairro, pois interliga praças, creches, escolas e faz conexão com outras ciclovias da cidade.

Recentemente, a primeira etapa do Parque das Graças foi inaugurada, às margens do Rio Capibaribe, entre as pontes da Torre e da Capunga.  Com o propósito de ser mais um espaço de convivência ao ar livre no bairro, a primeira etapa do projeto tem brinquedos para crianças, bem como áreas de lazer já inauguradas.

É a primeira de três etapas da obra, que será construída pela prefeitura da cidade, e que promete a revitalização das margens do Capibaribe, com a construção de um parque com o mesmo nome, valorizando, assim, ainda mais a região.

Projeção do Parque das Graças no Recife (PE)
Projeção do Parque das Graças no Recife (PE). Crédito: Divulgação do Parque Capibaribe, Prefeitura do Recife.

 

Parte do Parque Capibaribe, o Parque das Graças terá vias compartilhadas de baixa velocidade, onde pedestres e bicicletas podem conviver com os carros com mais segurança. Além disso, o projeto promete melhorar a mobilidade com a construção de uma margem contínua à beira rio para pedestres e ciclistas,  além de passagens por baixo das pontes da Torre e da Capunga e a construção de um píer, que servirá de mirante e vai permitir a atracação de pequenas embarcações.

Projeção do Parque das Graças, no Recife (PE)
Projeção do Parque das Graças no Recife (PE). Crédito: Divulgação do Parque Capibaribe, Prefeitura do Recife.


Nova cena gastronômica

O bairro já contava com bons serviços, mas com a inauguração do Mercado da Torre, em 2019, tudo ficou ainda mais charmoso. Inspirado nos mercados europeus, ele tem 5 mil metros quadrados de área, assim como mais de 18 lojas e 80 vagas de estacionamento. São tantos serviços diferentes, desde laboratório e lojas de carne, bem como barbearia, local para conserto de roupa e praça de alimentação, que os moradores do bairro e da região não precisam se deslocar para acessar um grande número de serviços.

Localizado na Rua José Bonifácio, o espaço tem galpões em estilo industrial e uma área exclusiva para a gastronomia. Além disso, possui um mercado de 750 metros quadrados, a Portus Delicatessen, o que garante uma variedade de produtos nacionais e importados.

 

História

O nome do bairro vem da torre da capela que havia no engenho de açúcar fundado pelo colono português Marcos André Uchoa, no século 16. O local foi ocupado pelos holandeses em 1633. Reformada três vezes nos séculos seguintes, a capela já foi a matriz do subúrbio, em 1912, e hoje é mais conhecida como Igreja de Santa Luzia ou Igreja da Torre.

Foto da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia, no Recife (PE)
Igreja da Torre. Foto: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e Santa Luzia

Já no século 20, a Torre foi um dos maiores bairros operários do Recife, pois abrigava muitos trabalhadores da indústria têxtil. Por causa do grande número de moradores, contava com dois cinemas, o Cine Teatro Modelo e o Cine Torre.

Atualmente, a Torre é cheia de casarões antigos. Com sua ótima localização, o bairro permite vivenciar a história do Recife e, ao mesmo tempo, conecta os moradores ao que há de mais atual em serviços.

É no Bairro da Torre que estamos construindo o Edifício Zélia Macedo, com apartamentos de 123 m² e 4 quartos, que preservará em seu terreno um charmoso casarão do século XIX, que futuramente será aberto ao público como um ponto comercial.

Projeção de casarão no Bairro da Torre, no Recife, com o edifício Zélia Macedo ao fundo
Projeção do casarão com o Edifício Zélia Macedo ao fundo

Confira o acompanhamento das obras do Edifício Zélia Macedo:


Bairro da Torre, no Recife: um lugar que amamos

Nossa história com a Torre é antiga, pois, antes do Zélia Macedo, temos orgulho de fazer parte da história do bairro há muitos anos. Entre os empreendimentos MD na Torre, estão o Alameda Dos Flamboyants, o Laura Caúla, o Grand Vitta, bem como o Jardim Beira Rio, o Maria Carolina Montenegro e o Living Tower Andrade Bezerra.

Por fim, confira o vídeo que preparamos em homenagem ao Bairro da Torre:

 

O que tem no entorno

  • Mercado da Torre
  • Carrefour Hipermercado Torre
  • Big Bom Preço
  • Escola Despertar
  • Colégio Presbiteriano Agnes Erskine
  • Parque Santana
  • Minuto Pão de Açúcar

Para saber mais sobre os empreendimentos MD no bairro da Torre, CLIQUE AQUI e entre em contato com nossos consultores.

Atualização de cadastro