Você está em:

Bairro de Fátima: viver rodeado pelo verde em Fortaleza

O Bairro de Fátima, em Fortaleza, é um dos mais tradicionais da cidade e proporciona conforto cercado de natureza

Com localização privilegiada, o bairro de Fátima é conhecido, sobretudo, por ser mais tranquilo e familiar. Bairro tradicional da capital do Ceará, conta com uma ótima infraestrutura e diversos serviços.

A localização é perfeita, pois tem a garantia da tranquilidade de um bairro mais residencial, mas ainda assim fica próximo do centro.

Sem dúvida, proporciona uma qualidade de vida completa para as famílias, por causa da proximidade com escolas e universidades, como a Uninassau, o Colégio São Tomás de Aquino, a Escola Vila, o Colégio Nossa Senhora das Graças. Além disso, há o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizado na Avenida Treze de Maio.

Por ser próximo do Parque Rio Branco, lugar de preservação ambiental com mais de 78 mil m² de área, ao morar no bairro é possível respirar ar puro e, além disso, se tornar um vizinho da natureza.

Conheça mais desse bairro que é um dos queridinhos em Fortaleza para se morar.

 

Infraestrutura

Rodeado pela Avenida Eduardo Girão, Avenida Visconde do Rio Branco e Avenida dos Expedicionários, o bairro tem acesso fácil a vários pontos da cidade. Assim como a sua avenida principal, a Treze de Maio, que cruza o bairro e se conecta à Avenida Aguanambi, outra via importante de Fortaleza.

Não faltam serviços essenciais aos moradores, por exemplo, bancos, postos de gasolina e supermercados. É possível contar com hospitais, como o Hospital Unimed e o Hospital Antônio Prudente, grandes redes de supermercado, como o Pão de Açúcar, além da Padaria Costa Mendes, tradicional delicatessen da cidade.

As opções gastronômicas também são destaque, com bons restaurantes, pizzarias e churrascarias. Na Treze de Maio, por exemplo, fica localizada uma das mais tradicionais pizzarias de Fortaleza, a Pasto & Pizzas.

 

História

O bairro de Fátima ganhou esse nome em 1956, após a construção da paróquia Nossa Senhora de Fátima. Anteriormente, se chamava Redenção e o local era historicamente composto por sítios de diversos proprietários. Posteriormente, com a construção da Igreja, mais pessoas foram atraídas para a região.

A partir da década de 1960, posteriormente à construção da Avenida Aguanambi, as fazendas e sítios foram, progressivamente, dando espaço a construções residenciais.

Na última década, o bairro vem passando por mudanças com a expansão de novos empreendimentos e a construção de novos edifícios. Ainda assim, ele conserva uma estrutura de casas e praças, mantendo o charme e o clima de convivência dos tempos antigos.

Um exemplo de um desses locais de convivência é a Praça Nossa Senhora de Fátima, que fica em frente à igreja de mesmo nome. Com quiosques e bancas de revistas, o local é frequentado, também, por quem gosta de praticar esportes, como caminhada, corrida, futebol e skate.

 

Parque Rio Branco

Um refúgio verde na cidade e criado em 1976, o Parque Rio Branco está na área de influência dos bairros Joaquim Távora, São João do Tauape, Dionísio Torres, Fátima e José Bonifácio.

Parque Rio Branco, próximo ao bairro de Fátima, em Fortaleza
Parque Rio Branco, em Fortaleza (CE). Crédito: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Importante para a vida ao ar livre da região e para a prática de esportes, o parque passará por uma revitalização, prometida pela prefeitura da cidade, com a previsão de reforma do anfiteatro, academias ao ar livre, playground e estacionamento. Além disso, está prevista a restauração das estruturas já existentes.

Inspirada no parque e mantendo uma área preservada ao seu lado, a MD criou o empreendimento Parque Rio Branco (CE), com apartamentos de 61 a 88 metros quadrados, 2 e 3 quartos, sendo um deles suíte.

Juntamente com a área original do parque, o empreendimento criou um paisagismo que se integra ao verde ao redor. Dessa forma, agrega mais áreas verdes nos espaços comuns. Uma vez que é vizinho do Parque Rio Branco, o imóvel terá vista permanente para a vegetação e é um dos exemplos de como é possível morar bem, com segurança, e conectado à natureza no bairro de Fátima.

 

Projeção do empreendimento Parque Rio Branco, no Bairro de Fátima, em Fortaleza
O Parque Rio Branco (CE) é cercado pelo verde do parque e do projeto paisagístico

 

O QUE TEM NO ENTORNO

  • Hospital Unimed
  • Hospital Antônio Prudente
  • Pão de Açúcar
  • Padaria Costa Mendes
  • Cometa Supermercado
  • Uninassau
  • Escola Vila
  • Colégio Nossa Senhora das Graças

Quer ficar por dentro sobre esse e outros empreendimentos MD em Fortaleza? CLIQUE AQUI e saiba mais.

Atualização de cadastro