Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Bairro do Cocó: um oásis na paisagem urbana

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Descubra uma das melhores regiões de Fortaleza para se viver

Nada como desfrutar da natureza e ao mesmo tempo contar com toda a praticidade da cidade grande. Morar no bairro do Cocó, em Fortaleza (CE), é aproveitar o melhor desses dois mundos. A região, que conta com empreendimentos modernos e serviços variados, também é o endereço do Parque Estadual do Cocó, o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste. Além disso, Cocó está entre os bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza, segundo dados da prefeitura.  

 

HISTÓRIA

O nome “Cocó” tem tudo a ver com a origem indígena da região: vem do termo tupi antigo , que significa roça, referência às roças dos povos indígenas que plantavam nas vazantes do rio séculos atrás.

Durante boa parte do século XX, a região era deserta e branca, repleta de sítios que faziam extração de sal. No final dos anos 70, a produção caiu e as salinas foram desativadas. Foi nessa época, inclusive, que começou o movimento de ambientalistas pela preservação da área de mata atlântica que viria a ser tornar o Parque Estadual. A urbanização da região só começou de fato no início da década de 1980, coincidindo com a chegada do Shopping Iguatemi Fortaleza.

 

As salinas do bairro Cocó na década de 1960. Arquivo Nirez

 

 

NATUREZA URBANA

Formado também por lagos, manguezais e dunas, o Parque Estadual do Cocó obteve o status de área preservada em 2017. Com uma área total de 11,552 km2, tem mais de 2 km de trilhas interligadas e é perfeito para quem quer praticar esportes como arvorismo ou canoagem. Também é possível assistir shows no anfiteatro. Graças a esse pedaço do paraíso, os moradores do Cocó podem curtir um clima agradável e tranquilo, sem falar da vista de tirar o fôlego. 

Além da mega área verde, o bairro é bastante arborizado e com diversas praças, como a Francisco Rodrigues Sancho e a Praça. Engenheiro Pedro Felipe Borges.

 

Parquinho do Parque do Cocó. Foto: Wikimedia Commons

 

 

ENDEREÇO NOBRE

O bairro do Cocó fica a apenas 2 minutos da Praia do Futuro, uma das mais populares de Fortaleza. E em apenas 30 minutos de carro, os moradores podem desfrutar a praia de Porto das Dunas, um paraíso de areias brancas e mar cristalino.  

Localizado entre dois grandes shoppings de Fortaleza – o Iguatemi e o Shopping RioMar – Cocó tem basicamente tudo que é necessário para o dia a dia: farmácias, bancos, restaurantes, teatros. Aldeota, Dionísio Torres, Papicu e Edson Queiroz são alguns dos bairros vizinhos. 

 

Entrada do Rio Mar Fortaleza. Foto: LinkedIn

 

 

O QUE TEM NO ENTORNO?

  • Vias principais: Av. Santos Dumont, Rua Vilebaldo Aguiar, Rua Dr. Gilberto Studart e Rua Bento Albuquerque;
  • A tradicional padaria Vovó Joana;
  • Supermercados bastante variados como o Guará, Big Bompreço e Pão de Açúcar;
  • A menos de 2 minutos do Shopping RioMar e do Shopping Iguatemi;
  • Pertinho do Restaurante Hard Rock, que fica dentro do Rio Mar Fortaleza. O local é bastante conhecido, e é referência para baladas musicais; 
  • Ao lado do Parque Estadual do Cocó, o maior do N/NE;
  • A 5 minutos da Praia do Futuro;
  • Circuito de restaurantes especializados em churrasco, como o Paulo da Picanha, Picuí Prime, Júnior da Picanha e a Picanha do Miguel;
  • Vida noturna agitada, com o Zen Music Bar e o pólo gastronômico Cidade 2000 entre os endereços mais badalados.

 

Quer ficar por dentro das novidades da Moura Dubeux em Fortaleza? CLIQUE AQUI.

Posts relacionados

Atualização de cadastro