Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Aluguel por temporada | Como aproveitar a alta temporada para maximizar os ganhos com seu imóvel

6 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

O aluguel por temporada é uma nova tendência do mercado imobiliário que chama a atenção de investidores de imóveis. 

O aluguel de imóveis segue como uma forma segura e rentável de investimento. No entanto, nos últimos anos, as modalidades de aluguel foram evoluindo e se adaptando aos novos comportamentos do consumidor, hábitos de moradia, além de modelos de família e trabalho. 

Se antes era necessário recorrer a uma imobiliária, enfrentar uma extensa burocracia e fazer longos contratos, hoje, esse modelo está mais flexível e, em alguns casos, mais rentável. 

Com as novas plataformas de moradia, como a Housi, é possível anunciar seu imóvel e fechar contratos com agilidade e segurança, tudo on-line. 

Com essa revolução no mercado imobiliário, muitos investidores estão à procura de unidades em empreendimentos que visem a moradia flexível, reduzam a burocracia e aumentem o rendimento. 

Se você é um desses investidores inteligentes e antenados, neste artigo, vamos falar mais sobre como maximizar os ganhos com seu imóvel com aluguel por temporada. Acompanhe conosco! 

Como funciona o aluguel por temporada – short stay 

O aluguel por temporada – também conhecido como short stay – é uma modalidade em que o inquilino paga pela diária de uso do imóvel. Ou seja, somente pelos dias em que ele se hospeda naquela residência, já que se trata de uma estadia mais curta.

Nesse caso, o proprietário – ou anfitrião, como é chamado nesses casos – fica responsável por todas as outras despesas do imóvel, como valor de condomínio, IPTU etc. 

No aluguel por temporada, geralmente, também não se estabelece vínculo legal entre as partes, e a plataforma utilizada não tem intermediação ativa. Ela vai atuar no anúncio e fechamento do negócio. 

Quando não há longos períodos de vacância, essa modalidade costuma ser bem mais rentável que o aluguel tradicional. Nesse caso, é preciso que o investidor saiba que precisará trabalhar para manter tudo em ordem e atender algumas demandas dos inquilinos. 

É comum que os imóveis mais indicados para o short stay sejam aqueles bem localizados, em bairros nobres e regiões com alto volume turístico ou corporativo. 

Qual a diferença do aluguel por temporada para o aluguel tradicional? 

A primeira grande diferença das duas modalidades é o contrato de longo prazo. Diferentemente do aluguel por temporada, no long stay existe o vínculo legal entre locador e locatário e conta com a intermediação de uma imobiliária que vai cuidar da parte administrativa do imóvel. 

Nessa modalidade, há também o repasse das despesas ordinárias, como condomínio, energia, IPTU, entre outros. 

O aluguel tradicional caracteriza-se por contratos de longo prazo, geralmente com duração de 12 meses ou mais. Essa modalidade é mais comum para residências permanentes, proporcionando mais estabilidade e segurança para ambas as partes envolvidas.

Enquanto o aluguel por temporada é ideal para quem busca acomodações temporárias e flexibilidade, o aluguel tradicional é mais apropriado para quem procura uma residência de longo prazo. A escolha entre essas modalidades dependerá das necessidades específicas de locatários e proprietários.

Vantagens do aluguel por temporada

Quais são as vantagens de investir em um imóvel pensando em alugar por temporada? Elencamos as principais a seguir: 

Rentabilidade

Por se tratar de um tipo de contrato que envolve mais custos, um esforço por parte do anfitrião e geralmente uma procura mais dinâmica, especialmente em períodos de alta estação, o valor bruto da renda com aluguel por temporada tende a ser maior que o do aluguel tradicional. 

No entanto, lembre-se de que o valor recebido no aluguel por temporada precisa custear despesas extras que não acontecem no aluguel tradicional, como condomínio, IPTU, contas como energia, tv a cabo e até manutenção e limpeza.

Integridade do imóvel 

Diferentemente do aluguel fixo, onde o proprietário não consegue monitorar o que acontece no imóvel, no aluguel por temporada é possível fazer a limpeza e manutenção com regularidade, o que ajuda a manter a casa preservada. 

Mais flexibilidade

Uma das principais vantagens do short stay é o controle que os proprietários têm sobre quem utiliza o imóvel e por quanto tempo. Assim, é possível determinar o tempo de locação de acordo com suas necessidades e planejamento. 

Isso é especialmente vantajoso quando você planeja utilizar seu imóvel em determinadas épocas do ano, como férias e feriados. 

Essa flexibilidade também garante que se ajuste o valor da locação de acordo com a época do ano e a sazonalidade do mercado. 

Acesso a uma fatia maior do público

Com plataforma digitais de aluguel por temporada, onde é possível fazer a reserva on-line, os proprietários não dependem mais de um mercado local. 

Isso significa que você pode alcançar turistas de diferentes regiões e países, aumentando suas chances de manter o imóvel sempre ocupado e aumentando a rentabilidade. 

Como aproveitar os períodos de alta temporada para maximizar seus ganhos? 

O mercado de aluguel por temporada é uma excelente oportunidade para investidores de imóveis otimizarem seus ganhos durante os períodos de alta temporada. Se você possui uma propriedade disponível, aproveitar ao máximo esses momentos pode ser a chave para um retorno financeiro significativo. A seguir, confira 5 direcionamentos para ajudar você a maximizar seus ganhos durante esses períodos:

1. Preços estratégicos

Definir preços competitivos e estratégicos é crucial, principalmente para estar dentro da realidade daquela região. Considere a demanda local, eventos na cidade e arredores e a época do ano para ajustar seus preços de forma atraente para potenciais locatários. Temporadas como Carnaval, Semana Santa, além de festivais locais e congressos corporativos podem ser boas oportunidades de negócios. 

2. Destaque as características únicas do seu imóvel

Seja uma vista deslumbrante, comodidades exclusivas ou uma localização privilegiada, ressalte o que torna sua propriedade especial para atrair mais interessados. Proprietários de imóveis da linha Beach Class, por exemplo, podem trazer todas as comodidades que o condomínio oferece, como a área de lazer exclusiva e serviços a mais, como lavanderia, pet wash, minimarket e mais. 

3. Promoções especiais

Crie promoções especiais para períodos específicos. Ofereça descontos para reservas antecipadas ou pacotes para estadias mais longas. Isso pode atrair mais locatários e garantir uma ocupação mais consistente, especialmente nos meses de baixa temporada.

4. Faça fotos atraentes

Invista em fotos de alta qualidade e que destaquem os melhores aspectos do seu imóvel, seja ele uma apartamento padrão ou apartamento studio

Imagens atrativas aumentam as chances de atrair reservas, já que os potenciais locatários terão uma visão clara do que está sendo oferecido.

5. Proporcione uma boa experiência ao cliente

Proporcione um serviço de atendimento ao cliente excepcional. Responda as perguntas de forma rápida, leve informações detalhadas e esteja disponível para resolver qualquer problema durante a estadia. Isso contribuirá para a satisfação do hóspede e possíveis recomendações futuras.

Imóveis que são atrativos para alugar por temporada 

Agora que você já conhece as vantagens de alugar por temporada, é importante destacar um dos principais elementos para o sucesso do seu investimento: a escolha do imóvel. 

Investir no imóvel ideal será não somente um fator de alta procura como também um bom indicativo de que sua unidade continuará valorizando ao longo do tempo. 

Nesse sentido, os imóveis da linha Beach Class da Moura Dubeux se destacam como uma opção de investimento ou segunda moradia acima da média, com diferenciais competitivos, como: 

1. Retorno e rentabilidade do investimento 

Os empreendimentos da linha Beach Class estão localizados em regiões que recebem um bom fluxo corporativo e de turistas o ano todo, o que garante uma boa frequência de aluguel.

Se você tem um perfil investidor e compra visando a rentabilidade, então terá um imóvel bastante procurado por sua boa localização, serviços e comodidades disponíveis. Além de sua crescente valorização, trazendo um excelente retorno caso pense em uma venda futura

2. Localização estratégica

Outra grande vantagem dos empreendimentos Beach Class é a combinação do padrão de qualidade Moura Dubeux e localização, que sempre é escolhida entre as mais privilegiadas. São áreas nobres, pertinho das orlas das capitais do Nordeste ou em praias paradisíacas e muito procuradas. 

Isso garante boa procura por aluguéis o ano inteiro, além de conveniência, serviços e muita praticidade para quem vai usufruir do imóvel. 

3. Conforto e exclusividade

beach class unique short stay
Piscina aquecida do Beach Class Unique, em Fortaleza – CE

Além de estar sempre nas áreas mais nobres e procuradas, os empreendimentos Beach Class oferecem uma área de lazer única, com equipamentos como piscina aquecida e spa, além de serviços como pet care, lavanderia e minimarket. 

Além disso, as plantas disponíveis em várias metragens, de apartamento studio até 2 ou 3 quartos e varanda gourmet são diferenciais exclusivos para ter todo o conforto dentro e fora de casa. 

4. Soluções inovadoras do mercado imobiliário

Sempre atenta às novas tecnologias, a Moura Dubeux se preocupa em se adequar às mudanças na forma de morar. Por isso, os apartamentos com a bandeira Beach Class são perfeitos para quem busca moradias flexíveis, além de contar com itens* como: 

  • Point para carros de aplicativo
  • Minimarket
  • Coworking
  • Guarda-delivery
  • Espaços Pet Wash e Pet Care 
  • Fechadura eletrônica 
  • Loja de conveniência
  • Espaço para carregamento de carros elétricos

*A disponibilidade dos itens pode variar de acordo com o empreendimento

Agora que você aprendeu mais sobre as vantagens do aluguel por temporada, aproveite para conhecer os empreendimentos da linha Beach Class disponíveis pelo Nordeste em nosso site oficial

E não deixe de acompanhar as novidades em nosso blog para não perder mais conteúdos como este! 

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

3 minutos de leitura

Atualização de cadastro