MAIS LIDAS
MAIS LIDAS
19 de dezembro de 2022
3 min de leitura
Além das ótimas escolas particulares da região, ainda é possível contar com a proximidade de grandes polos estudantis como o Instituto Federal de Pernambuco e o Colégio Militar.
Morar na Várzea é ter acesso a todos os serviços, como supermercados, farmácias e restaurantes. Dá pra ficar por lá para resolver tudo, mas quando for preciso frequentar as demais regiões da cidade, o bairro conta com uma localização privilegiada que oferece acesso aos mais importantes eixos viários da região, como a Avenida Caxangá, a BR 101, BR 232 e BR408, além da Avenida Recife e a Avenida Abdias de Carvalho.
O Rio Capibaribe corta a Várzea, que faz limite com os bairros Iputinga, Engenho do Meio e Caxangá. Além disso, faz fronteira com os municípios de Camaragibe e Jaboatão, parte da região Metropolitana do Recife.
Com clima ameno, devido às grandes áreas de preservação ambiental, a Várzea é beneficiada com diversos serviços de cultura, lazer, saúde, segurança e educação.
É na Várzea que fica uma das principais opções culturais para o turismo da cidade, o Instituto Ricardo Brennand. Esse espaço cultural possui o acervo artístico e histórico da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. O espaço é perfeito para um passeio tranquilo, pois está localizado no antigo engenho São João, em uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada. Quem já conhece o museu pode aproveitar o espaço para frequentar o Castelus Restaurante, que combina comida regional com criações próprias.
O Instituto Ricardo Brennand é uma das opções de passeio no bairro da Várzea
Por sua vez, o Caxangá Golf & Country Club, localizado na Avenida Caxangá, tem 64 hectares de área verde, e muitas opções para a prática de esportes para além do golfe, como hipismo, tênis e beach tênis.
Ainda na Avenida Caxangá, que faz a divisa com o bairro da Iputinga, não faltam opções de restaurantes e demais serviços.
O bairro é o segundo maior do Recife e tem muita história para contar. A Várzea começou oficialmente como uma pequena povoação do século XVI, a partir do Engenho Santo Antônio. Dessa forma, as terras dessa região foram as primeiras a serem repartidas entre os portugueses que vieram iniciar a povoação de Pernambuco.
Com as terras férteis próximas à várzea do Capibaribe, o que dá o nome ao bairro, mais engenhos foram sendo construídos na região. Em 1630, foi realizada a construção da primeira igreja da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
A Várzea do Capibaribe sempre teve uma importância econômica, cultural e histórica muito grande. Quando os holandeses disputaram as terras com os portugueses, foi nessa região que as reuniões da revolta aconteciam. É na atual Matriz da Várzea, inclusive, que está sepultado o corpo do indígena Filipe Camarão, um dos heróis históricos das batalhas que expulsaram os holandeses.
Já no século XIX, a região atraía pessoas de toda a cidade com suas águas cristalinas que muitos acreditavam ter poder curativo.
Atualmente, a Várzea é ainda um polo histórico e cultural, como Cemitério da Várzea, igrejas, fábricas e o Instituto Ricardo Brennand.
É pertinho de tudo que construímos o La Vie (PE). O empreendimento é perfeito para quem sempre sonhou com a qualidade de vida do bairro da Várzea e quer morar em um condomínio moderno com mais de 14 itens de lazer.
Foram o conforto e a tranquilidade do bairro que inspiraram o La Vie, que conta com apartamentos de 55 e 71 m², com dois e três quartos. Por sua vez, espaços como coworking com sala de reunião, pet wash e pet Place adicionam mais comodidade aos moradores.
La Vie (PE) é nosso mais novo empreendimento no bairro da Várzea, no Recife
Ficou interessado em saber mais novidades MD? Acompanhe o nosso blog.
COMPARTILHE
MAIS LIDAS