Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Bairro Cocó: um oásis na paisagem urbana de Fortaleza

5 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

O Cocó é um bairro que reúne tranquilidade, natureza e muita comodidade. Descubra uma das melhores regiões de Fortaleza para se viver.

Nada como desfrutar da natureza e ao mesmo tempo contar com toda a praticidade da cidade grande. Morar no bairro do Cocó, em Fortaleza (CE), é aproveitar o melhor desses dois mundos. 

A região, que conta com empreendimentos modernos e serviços variados, também é o endereço do Parque Estadual do Cocó, o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste. Além disso, Cocó está entre os bairros com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Fortaleza, segundo dados da prefeitura.  

Se você pensa em garantir a moradia dos sonhos nessa região ou está pesquisando os melhores bairros de Fortaleza para viver, então continue com a gente e conheça tudo sobre o bairro Cocó. 

História do bairro Cocó

O nome “Cocó” tem tudo a ver com a origem indígena da região: vem do termo tupi antigo , que significa roça, referência às roças dos povos indígenas que plantavam nas vazantes do rio séculos atrás.

Durante boa parte do século XX, a região era deserta e branca, repleta de sítios que faziam extração de sal. 

No final dos anos 70, a produção caiu e as salinas foram desativadas. Foi nessa época, inclusive, que começou o movimento de ambientalistas pela preservação da área de mata atlântica que viria a ser tornar o Parque Estadual. A urbanização da região só começou de fato no início da década de 1980, coincidindo com a chegada do Shopping Iguatemi Fortaleza.

As salinas do bairro Cocó na década de 1960. Arquivo Nirez

Parque do Cocó: natureza dentro da cidade

Formado também por lagos, manguezais e dunas, o Parque Estadual do Cocó obteve o status de área preservada em 2017. 

Com uma área total de 11,552 km2, tem mais de 2 km de trilhas interligadas e é perfeito para quem quer praticar esportes como arvorismo ou canoagem. Também é possível assistir shows no anfiteatro. Graças a esse pedaço do paraíso, os moradores do Cocó podem curtir um clima agradável e tranquilo, sem falar da vista de tirar o fôlego. 

O Parque do Cocó é dividido em 3 áreas estruturadas, cada uma com sua proposta de lazer: 

Parque Adahil Barreto: área ampla do Parque do Cocó, mais próxima à avenida, tem área de convivência com playground, pista de cooper e trilhas ecológicas. 

Anfiteatro do Parque do Cocó: a área do anfiteatro costuma receber shows, já foi palco para grandes artistas nacionais e é a mais equipada do parque. O espaço conta com quadras poliesportivas, parques infantis, passeios de barcos, trilhas, workshops e mais, tudo com foco no meio ambiente e sustentabilidade. 

Área urbanizada Tancredo Neves: esta foi a última área do parque que sofreu intervenção e conta com campo de futebol, ciclovias, pistas de caminhada, entre outros equipamentos de lazer que trazem pessoas de todos os bairros da cidade, principalmente aos finais de semana. 

Características do bairro Cocó

  • Conhecido por ser um bairro de classe média alta, essencialmente residencial, por isso, apesar de reunir muitos serviços, é também muito tranquilo;
  • Tem arquitetura e infraestrutura muito modernas, por atrair novos investimentos residenciais, como o Platz da Moura Dubeux, e também novos negócios;
  • Muitas áreas verdes nas diversas praças da região, além da extensa área preservada do Parque;
  • Alta valorização imobiliária por conta de seu crescimento e localização privilegiada.

Parquinho do Parque do Cocó. Foto: Wikimedia Commons

Bairro Cocó: endereço nobre em Fortaleza

O bairro do Cocó fica a apenas 2 minutos da Praia do Futuro, uma das mais populares de Fortaleza. E em apenas 30 minutos de carro, os moradores podem desfrutar a praia do Porto das Dunas, um paraíso de areias brancas e mar cristalino, onde também fica o complexo turístico do Beach Park.  

Localizado entre dois grandes shoppings, o Iguatemi e o RioMar Fortaleza, o Cocó tem basicamente tudo que é necessário para o dia a dia: farmácias, bancos, restaurantes, teatros, escolas e faculdades. Aldeota, Dionísio Torres, Papicu e Meireles são alguns dos bairros vizinhos que também são conhecidos como regiões nobres da capital, reunindo os melhores serviços da cidade a poucos minutos de casa.

Entrada do Rio Mar Fortaleza. Foto: LinkedIn

O que tem no entorno do Bairro Cocó?

Se você pensa em morar no Cocó e quer saber quais facilidades vai encontrar perto de casa, confira o que vai encontrar no entorno para sua comodidade e de sua família: 

  • Vias principais: Av. Santos Dumont, Rua Vilebaldo Aguiar, Rua Dr. Gilberto Studart e Rua Bento Albuquerque;
  • A tradicional padaria Vovó Joana;
  • Supermercados bastante variados como o Guará, Big Bompreço e Pão de Açúcar;
  • A menos de 2 minutos do Shopping RioMar e do Shopping Iguatemi;
  • Pertinho do Restaurante Hard Rock, que fica dentro do RioMar Fortaleza. O local é bastante conhecido e é referência para baladas musicais; 
  • Ao lado do Parque Estadual do Cocó, o maior parque em área urbana da América Latina;
  • A 5 minutos da Praia do Futuro;
  • Circuito de restaurantes especializados em churrasco, como o Paulo da Picanha, Picuí Prime, Júnior da Picanha e a Picanha do Miguel;
  • Vida noturna agitada, com o Zen Music Bar e o pólo gastronômico Cidade 2000 entre os endereços mais badalados.

Por que morar no Cocó: confira 3 motivos

Se você quer escolher o melhor endereço para morar em Fortaleza, então fique atento aos detalhes dos bairros e localizações que está pesquisando. Aqui, vamos listar 3 motivos para você escolher o Cocó: 

1. O Cocó é um bairro residencial

Se você prefere a tranquilidade e quer ficar longe do barulho de festas e casas noturnas, essa é a melhor localização. 

Além disso, a vista para grandes áreas verdes, a proximidade do parque, as praças e a segurança do bairro são tudo o que sua família precisa para ter mais qualidade de vida. 

2. Serviços e comodidade perto de casa

Mesmo sendo um bairro residencial, o Cocó conta com uma série de serviços, como padarias, escolas, academias, farmácias, supermercados, além de estar entre os dois maiores shoppings da cidade. 

Além disso, o acesso a outros bairros é fácil e rápido, pelas avenidas Santos Dumont, Engenheiro Santana Júnior e Avenida Padre Antônio Tomás.

3. Ótima infraestrutura e valorização

O Cocó é um bairro limpo, bem estruturado e com muito verde. A coleta de lixo é sempre pontual e com excelentes condições sanitárias, garantindo a saúde e bem-estar dos moradores. Por ser arborizado, é agradável caminhar na sombra durante o dia, além de ter calçadas regulares e bem preservadas. 

Além disso, por ter uma boa estrutura e estar atraindo grandes investimentos imobiliários, o bairro valoriza ainda mais a cada ano, fazendo com que comprar um imóvel no Cocó seja, além de sinônimo de qualidade de vida, um excelente negócio. 

Onde morar no Cocó: conheça o Platz


O Platz é o novo lançamento da Moura Dubeux em Fortaleza. Localizado no bairro Cocó, na rua Vilebaldo Aguiar, uma das principais vias de acesso da região. 

O Platz nasceu para ser um dos empreendimentos mais sofisticados do Cocó, com apartamentos únicos e uma área de lazer diferente de tudo o que você já viu. 

  • Apartamentos de 105 e 131 m2, com sala ampliada;
  • 3 quartos;
  • Varanda gourmet;
  • Áreas ao ar livre com paisagismo e muito verde;
  • Piscinas adulto e infantil;
  • Coworking, salão de festas, fitness e muito mais. 

Se você quer aproveitar o melhor de morar no bairro Cocó e viver com muito mais qualidade de vida, em um dos melhores empreendimentos da região, venha conhecer o Platz.

Acesse a página do empreendimento, preencha o cadastro e fale com um consultor!

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

5 minutos de leitura
3 minutos de leitura

Atualização de cadastro