Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Casa Forte: a história viva nas ruas do Recife

4 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Passear pelas ruas de Casa Forte, no Recife, é se encantar a todo momento com o charme da Zona Norte. As ruas arborizadas são o caminho para descobrir casarões históricos preservados em meio a charmosos bistrôs, restaurantes, cafés e as melhores lojas.

Casa Forte é único, um dos bairros com mais personalidade no Recife, onde a tradição de morar bem dá o tom da vida.

É fácil se sentir em casa com o ar fresco proporcionado pelo verde ao redor e com as ótimas opções de moradia que fazem do bairro um dos melhores lugares para viver na cidade.

Desde sua criação, Casa Forte é referência em morar bem. Seus casarões serviam de morada para famílias tradicionais da cidade. Hoje, dão espaço para uma vida vibrante, cheia de cultura, arte, lazer e todas as conveniências da vida urbana. As ruas possuem muita história e os casarões e casas antigas são mesclados com edifícios modernos, oferecendo muito conforto.

Tudo em um só lugar

Por ser um bairro de tradição residencial, é uma ótima opção para famílias, pela oferta de serviços de educação. Além de ser próximo da Universidade Federal Rural de Pernambuco, é perto de escolas, como o Colégio Motivo e cursos de inglês, como o Wizard e o CNA.

Com tudo pertinho, dá para fazer muita coisa a pé, o que tem atraído para a região muitos jovens que preferem um estilo de vida mais conectado à cidade.

Com uma localização privilegiada, próximo ao Centro e vizinho dos bairros do Poço da Panela, Casa Amarela e Parnamirim, o bairro também é reconhecido por sua ampla opção de serviços, que criam um ambiente prático para as famílias.  Sua principal avenida, a 17 de Agosto, liga importantes pontos de Casa Forte a outras partes da cidade.

Como está no coração da Zona Norte, ainda tem os atrativos dos bairros vizinhos, como as Graças, a Torre e o Torreão. Por exemplo, a ligação com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva. Com 2,5km de extensão, é uma das vias mais importantes de toda a Zona Norte. Lá, é possível encontrar farmácias, postos de gasolina, lojas de conveniências, padarias, pet shops, além de um comércio diversificado. As opções são tantas que já produzimos um conteúdo especial aqui no blog somente sobre a Conselheiro Rosa e Silva.

Veja o vídeo que preparamos sobre o bairro queridinho da Zona Norte, onde você pode encontrar qualidade de vida, praticidade, tranquilidade e conforto em um mesmo lugar.

Casa Forte e sua história 

Projeção do casarão do empreendimento Arthur Bruno Schwambach
No Arthur Bruno Schwambach (PE), o casarão preservado é integrado ao empreendimento

Os casarões preservados fazem parte não apenas do cenário, mas da vida do bairro. O próprio nome do local tem origem na sua edificação mais importante, o engenho de Dona Anna Paes, o início da ocupação do espaço.

Foi lá que foi travada a Batalha da Casa Forte, em 17 de agosto de 1645,  parte do conflito entre os portugueses e os holandeses. A partir desse marco, a construção passou a ser conhecida como Casa Forte, nome que se estendeu para todo o bairro.

Tanta história faz com que o bairro seja sede de importantes instituições culturais, como a sede da Fundação Joaquim Nabuco, que possui o Cinema da Fundação, além do Museu do Homem do Nordeste, também relacionado à Fundação Joaquim Nabuco, que se dedica à preservação e à memória do povo nordestino.

Um bairro cheio de cultura e áreas verdes

O bairro respira cultura e arte. Por isso, é  possível encontrar muitas galerias, como, por exemplo, a Garrido Galeria, dedicada aos artistas pernambucanos e a Galeria Terra Brasilis.

A Praça de Casa Forte, por sua vez, é uma obra de arte a céu aberto. Criada em 1935 por Burle Marx, foi o primeiro jardim público do famoso artista plástico e paisagista brasileiro. Lá, é possível encontrar uma variedade de espécies vegetais da Amazônia e da Mata Atlântica, além de plantas exóticas.

Foto da Praça de Casa Forte, registrada na década de 1940.
Foto da Praça de Casa Forte, registrada na década de 1940.

Andar pelas ruas arborizadas de Casa Forte, aproveitando o ar fresco e o verde das árvores e terminar o dia em uma das ótimas opções de lazer da sua praça principal é, dessa forma, mais um dos atrativos do bairro. Não faltam restaurantes, cafés, bistrôs e ótimas opções para todos os estilos, o que faz com que a história e a cultura do lugar façam parte do cotidiano e da identidade de seus moradores.

Praça de Casa forte, no bairro de Casa Forte, no Recife.
Casa Forte é um bairro conhecido por seus espaços verdes.

Não é à toa que Casa Forte é conhecida como um bairro verde. Além da Praça principal com sua riqueza paisagística e de vegetação, as áreas verdes do bairro e dos parques do entorno ajudam a criar uma região da cidade que te convida para um estilo de vida mais saudável e conectado com a natureza.

O QUE TEM  NO ENTORNO

  • Praça de casa Forte
  • Club 17
  • Shopping Plaza
  • Museu do Homem do Nordeste
  • McDonald’s
  • La Pecora Nera

Quer ficar por dentro dos nossos lançamentos em Casa Forte e na região da Zona Norte do Recife? Acompanhe o nosso blog.

Posts relacionados

Atualização de cadastro