Blog_Meu_Lugar_MD_Projeto_Arquitet_nico

O que um bom projeto arquitetônico deve conter?

Para quem acabou de se mudar e está remodelando totalmente o lar com profissionais de arquitetura, é interessante saber o que o projeto deve conter. Um bom projeto arquitetônico começa desde a visita e estudo preliminar do ambiente, até a apresentação do modelo final ao cliente. Saiba todos os detalhes que devem estar contidos.

Projeto estrutural

Durante o desenvolvimento do esboço, o arquiteto deve considerar se existe a necessidade de um projeto estrutural. Ele se torna preciso quando há mudanças em paredes de alvenaria que possam comprometer a estrutura geral do ambiente. Neste caso, também é interessante que o projeto seja acompanhado por um engenheiro.

Lista de materiais

A escolha dos materiais deve levar em conta questões como manutenção, durabilidade e sustentabilidade. Um bom projeto arquitetônico deve conter as especificações, quantidades e modelos dos materiais que vão ser usados nas fachadas, acabamentos, estrutura e decoração.

Paginação de Pisos e Revestimentos

O trabalho de paginação é muito importante no projeto arquitetônico porque orienta a forma de colocação dos materiais e evita desperdícios. Nele, devem ser descritas informações exatas sobre tipos, tamanho e quantidades ideais de pisos e revestimentos que serão usados em todo o projeto.

Instalações Hidráulicas

Nos projetos atuais, além de pensar em todo o sistema hidráulico, o arquiteto deve trazer soluções mais sustentáveis, como aproveitamento da água da chuva. O planejamento inteiro precisa contar com a entrada e distribuição da água pelo casa e saída para a rede de esgoto.

Instalações Elétricas

Um dos itens mais importantes no arquivo, o projeto elétrico está ligado à ambientação e funcionalidade. O desafio do arquiteto é inserir circuitos essenciais de modo que eles não poluam o ambiente. Além disso, o projeto deve determinar a quantidade e localização exata das tomadas.

Projeto de Iluminação

Um projeto de iluminação se difere do elétrico, pois está mais ligado a questões estéticas. Nele, o arquiteto deve indicar pontos de luz e tipos de lâmpadas que valorizem aspectos da construção e garantam simultaneamente economia e conforto.

Paisagismo/Jardinismo

Por questões estéticas ou funcionais, como trazer mais ventilação e frescor ao ambiente, um planejamento de paisagismo e jardinismo é essencial dentro do projeto a ser entregue pelo arquiteto. O profissional deve levar em conta o estilo do ambiente, o clima, o solo e a presença de crianças ou animais domésticos para o desenvolvimento das ideias.

Impermeabilização

É muito comum esta etapa não estar presente, mas a impermeabilização é essencial num bom projeto de arquitetura. A durabilidade dos revestimentos e materiais porosos no lar está ligada a uma proposta adequada de impermeabilização. Por isso, preste atenção a esse item no arquivo entregue pelo arquiteto.

Postado em 7 de julho de 2017
Sem Comentários 8.083 Visualizações

Comentários: