Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Dia da Natureza: saiba mais sobre nosso compromisso com a sustentabilidade

2 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Neste Dia da Natureza, relembre com a gente alguns dos nossos esforços para um crescimento sustentável

Viver a natureza é um direito. E, para nós, preservá-la é uma responsabilidade que carregamos em cada empreendimento, em cada projeto. Por isso, neste Dia da Natureza, celebrado nesta terça-feira,  4 de outubro, relembramos algumas das nossas ações e conquistas que nos orgulham.

Somos a primeira construtora do Nordeste a ter um empreendimento residencial certificado com o selo AQUA-HQE

Este selo é uma certificação de construção sustentável internacional desenvolvida na França pela Demárche HQE. No Brasil, a Fundação Vanzolini é responsável pela aplicação. A certificação segue critérios rigorosos em 14 categorias de preservação ambiental. No total, o processo durou seis anos, desde a concepção do projeto do Mansão Bahiano de Tênis (BA) até a conclusão de execução da obra, em julho de 2020.

Identificamos a possibilidade de tornar o empreendimento Mansão Bahiano de Tênis, em Salvador, um ponto de partida para elevar a qualidade ambiental da obra e dar uma contribuição ainda melhor para a sociedade.

Dessa forma, estamos entre as construtoras reconhecidas por realizar empreendimentos que geram menos impacto para o meio ambiente. Todo o processo necessário para se obter o selo AQUA-HQE propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras. Portanto, os referenciais técnicos para a construção da  Mansão Bahiano de Tênis foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas com um desejo constante de aprimoramento.

Além do meio ambiente, o selo promove benefícios para a construtora, moradores e sociedade. É uma reação positiva em cadeia! Conheça alguns impactos do AQUA-HQE para a sociedade e para o ambiente segundo a Fundação Vanzolini (2022):

  • Menor demanda sobre a infraestrutura urbana;
  • Menor demanda de recursos hídricos e energéticos;
  • Redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes;
  • Menor impacto à vizinhança;
  • Redução de resíduos e valorização;
  • Gestão de riscos naturais e tecnológicos sobre solo, água, ar, etc.

Conheça mais detalhes sobre a certificação: clique aqui.

A conquista do Plano Empresário Verde do Itaú BBA

A MD também foi a incorporadora pioneira no Nordeste na conquista do Plano Empresário Verde do Itaú BBA, uma linha de crédito exclusiva para empreendimentos sustentáveis.

O programa beneficia construtoras que atingem uma economia de pelo menos 20% em água e energia em seus empreendimentos. “Nosso compromisso com a sustentabilidade foi reconhecido nessa importante parceria”, afirma Diego Villar, CEO da Moura Dubeux.

Saiba mais: clique aqui.

Um compromisso em cada empreendimento

A preservação da natureza e a contribuição positiva para a sociedade são parte dos nossos valores. Em todas as nossas obras, seguimos rigidamente os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental exigidos pela NBR ISO 14001, e por isso, em nossa mais recente auditoria externa, conduzida pela Fundação Vanzolini, no período de 19 a 23 de setembro, garantimos a manutenção da certificação.

Com ela, estamos alinhados nos esforços de compreender ativamente todos os aspectos ambientais e sociais de nossas atividades. A NBR ISO 14001 também fornece uma estrutura para que entreguemos continuamente melhorias no desempenho ambiental que faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade.

Esse esforço se faz no dia a dia, na promoção de uma cultura que envolve cada canteiro de obra, cada escritório e cada empreendimento que construímos.

Quer saber mais sobre nossas ações? Acesse o nosso Relatório de Sustentabilidade.

Posts relacionados

2 minutos de leitura

Atualização de cadastro