cozinha-sala-de-jantar-04

Dicas e truques para ter cozinha e sala de jantar integradas

Algumas pessoas que acreditavam que a cozinha é o melhor lugar da casa tiveram a ousadia de integrar esse ambiente à sala de jantar e estar. Essa tendência se popularizou na década de sessenta, nos Estados Unidos, e foi um marco para o design de interiores.

Ainda hoje, ela é considerada uma solução moderna, bonita e funcional; e se tornou o sonho de consumo de muitos brasileiros.

cozinha-sala-de-jantar-01

 

 

 

 

 

 

Tertriz Arquitetura e Interiores  

O distanciamento entre as áreas sociais e íntimas ou úmidas e secas diminuiu. Os imóveis atuais no mercado têm medidas bastante reduzidas, devido ao novo estilo de vida nas grandes cidades. Assim, os projetistas se viram desafiados a dar uma solução para a falta de espaço nos ambientes e para a vontade das pessoas em se tornarem protagonistas de suas residências.

“Normalmente, os espaços estão sendo reduzidos e a integração está cada vez mais comum”, “São novas formas de vida e consumo, são pessoas de uma geração com novos costumes.” – arquiteto José Marcelino, em reportagem de Correio 24 horas.

cozinha-sala-de-jantar-02

 

 

 

 

 

 

Maria Laura Colelho  

Antigamente, as cozinhas eram escuras, apertadas e pouco convidativas. Hoje, juntamente das salas de jantar, elas são o destaque das casas. Também pudera, com tantas novidades em decoração e eletrodomésticos, já era de se esperar que as pessoas quisessem deixar seus objetos mais valiosos à mostra. Pois, em verdade, boa parte das relações sociais é baseada em status.

cozinha-sala-de-jantar-03

 

 

 

 

 

 

Rdofrigo Maia 

A ideia de integrar a cozinha com sala de jantar é cada vez mais comum. Ela caiu no gosto popular e está não só em projetos de luxos, mas em outros, de níveis sociais diferentes. E embora essa seja uma tradição originalmente norte-americana, já faz parte da cultura brasileira – sendo chamada no país de cozinha integrada, compartilhada, gourmet ou mesmo americana.

Para quem deseja otimizar ambientes e envolver pessoas numa bela refeição, juntar cozinha e sala de jantar ou estar parece ser uma ótima ideia. Se você é uma dessas pessoas, então fique atento às dicas que vem a seguir!

Vantagens e desvantagem sobre cozinha e sala de jantar integradas

O principal argumento que os arquitetos e designers dão para convencer uma pessoa de optar por ter cozinha e sala de jantar integradas é a questão da amplitude. Não há como negar que uma casa com este layout parece mesmo maior. Além disso, ela é bem mais iluminada e ventilada, pois não há portas ou paredes que barrem o trajeto desses agentes naturais.

cozinha-sala-de-jantar-04

 

 

 

 

 

 

Mariana Martini  

Uma cozinha americana permite que o anfitrião interaja com os convidados enquanto prepara as refeições. O espaço entre eles é aberto. Só que por isso toda a bagunça de objetos sujos sobre a bancada ou dentro da pia fica a mostra. E o ponto mais crítico é que a gordura da comida segue direto para os móveis e paredes da área social, danificando e deixando tudo com manchas e mau cheiro – coifas serão essenciais.

cozinha-sala-de-jantar-05

 

 

 

 

 

 

Raduan Arquitetura 

Assim sendo, é preciso manter todos os espaços da casa organizados e caprichar na decoração. É ela que fará a ligação visual entre os ambientes. Quando a cozinha é aberta para a sala de jantar, os dois cômodos devem seguir o mesmo estilo para criar certa harmonia. Por serem espaços destinados a diferentes atividades, é necessário um estudo aprofundado para descobrir qual o seu ponto de melhor elo.

Como fazer cozinha e sala de jantar integradas

A integração entre espaços é uma solução de arquitetura muito radical. Como já se pôde perceber, a ausência de uma parede entre a cozinha e a sala de jantar significa muita coisa. Não importa apenas ter o conceito aberto, tem que saber se valer dele. Qualquer pequeno descuido do projetista tende a comprometer toda a estética e a funcionalidade da casa.

cozinha-sala-de-jantar-06

 

 

 

 

 

 

Ilha Arquitetura 

Nos últimos anos, a cozinha americana virou uns dos serviços mais solicitados aos pedreiros. Isso é um grande perigo. Em casos de reformas, a opinião de um engenheiro é fundamental para avaliar se a estrutura da casa pode ou não comportar uma mudança assim. Não se pode, simplesmente, sair quebrando uma parede, pois ela pode ser estrutural; e ainda há a questão dos encanamentos e fiações elétricas.

cozinha-sala-de-jantar-07

 

 

 

 

 

 

Liliana Zenaro 

Se o imóvel é novo, é bem provável que já tenha essa integração feita por um balcão ou ilha entre a cozinha e a sala de jantar. Têm construtoras que até optam por manter a divisão, mas elas assinalam, em seu manual, a possibilidade da abertura da parede. É importante o proprietário conferir todos os documentos que recebeu no momento da entrega das chaves para não ter dor de cabeça depois.

cozinha-sala-de-jantar-08

 

 

 

 

 

 

INÁ Arquitetura 

Além de um balcão para refeições rápidas ou uma ilha com cooktop, há mais formas de fazer uma cozinha e sala de jantar integradas. Por exemplo, usar a própria mesa de refeições para delimitar o espaço e, ao mesmo tempo, unir os ambientes. Funcionam também as divisórias abertas, as meia-paredes, os carrinhos auxiliares e até as luminárias de piso. O importante é não bloquear o visual!

cozinha-sala-de-jantar-09

 

 

 

 

 

 

Très Arquitetura  

Para que a decoração da cozinha “converse” com a da sala de jantar, é interessante seguir um mesmo padrão. Uma parede compartilhada entre os cômodos pode ter o mesmo revestimento, dando uma ideia de continuidade.

E até os eletrodomésticos, luminárias e outros elementos com cores e acabamentos iguais também podem ajudar na integração.

cozinha-sala-de-jantar-10

 

 

 

 

 

 

Carolina Vilela 

Já decidiu qual desses modelos de cozinha integrada com a sala vai ficar melhor me sua casa? Então, não perca tempo e comece a planejar sua reforma!

Estas dicas para ter uma cozinha e sala de jantar integradas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Postado em 15 de agosto de 2018
Sem Comentários 3.093 Visualizações

Comentários: