MORAR MAIS POR MENOS GOIANIA

Persianas ou cortinas: qual a opção certa para a decoração da sua casa?

A decoração da casa não seria a mesma sem o uso das persianas ou cortinas. Podem-se escolher móveis e ornamentos, mas o controle da luz e da ventilação naturais é algo primordial para deixar os ambientes mais agradáveis.

Só que não existe regra alguma dizendo que a pessoa deve optar entre uma ou outra peça. A escolha é, de fato, pessoal.

Confira algumas dicas que podem ajudar nessa escolha!

 

 

 

 

 

 

 

 

O papel das cortinas e persianas nos interiores residenciais

As cortinas e persianas são peças utilizadas pelos arquitetos e designers como um complemento para as propostas de decoração. Também é um recurso para melhorar o conforto térmico e acústico dos ambientes.

Fora que proporcionam privacidade para aqueles que habitam esses espaços. Porém apresentam, cada qual as suas características – vantajosas e desvantajosas.

“Cortinas e persianas são essenciais para janelas sem venezianas ou para ambientes onde bate muito sol. Elas ainda ajudam na conservação dos móveis, eletrônicos e pisos de madeira, que sofrem danos com a luz solar.” – arquiteta Marina Barotti, em reportagem de M de Mulher.

 

 

 

 

 

 

 

 

Porque e como escolher a cortina ideal para os interiores

A principal função das cortinas é cobrir as janelas. Mas, elas podem ser utilizadas pelos decoradores como forma de dividir os ambientes, para disfarçar paredes, para fazer o fechamento de armários – no lugar das tradicionais portas -, e mais.

Geralmente, as peças encontradas a venda nas lojas são feitas de tecidos sintéticos, como poliéster e viscose. Porém, algumas até podem ser feitas de matéria-prima natural, sem problemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de comprar cortinas para a sua casa, você precisa saber algumas coisas. Por exemplo, que escolher por certo tipo ou outro vai depender de uma série de fatores. O primeiro sobre qual o estilo do ambiente decorado.

Depois, o tecido pode combina melhor com as cores das outras peças têxteis do local, tipo almofadas, mantas e tapetes. E, desconhecendo as respostas, é só apostar no branco, que combina com tudo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, se você não tem medo de se arriscar, pode optar por uma cortina de cor mais intensa. A peça nem precisa, necessariamente, combinar com o restante da decoração – afinal, contrastes também são bonitos.

Porém, ela deve ser discreta, neutra; e cumprir bem com a sua função, que é proteger o ambiente da luz solar. Caso o tecido seja muito fino, talvez seja necessário um forro blackout. A situação dirá!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A forte tendência das persianas para interiores

As persianas não são nenhuma novidade na decoração de interiores. A diferença é que, agora, há muito mais opções disponíveis no mercado. Tem as peças que são verticais e as que são horizontais – formadas por um conjunto de painéis ou lâminas de mesmo sentido. Aquelas que são feitas de PVC. As que são de madeira de reflorestamento, fibra ou bambu – ecologicamente corretas. E as em tecido sintético, como poliéster.

“Um item que tem sido muito procurado é uma nova persiana, que funciona como uma tela de proteção, tirando 70% da caloria do ambiente sem diminuir a luminosidade.” – Fabiana Souza, em reportagem de Bonde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para cada tipo de ambiente, com funções e estilos diferentes de decoração, há um modelo de persiana que pode se adequar. Por exemplo, para os dormitórios de casal o do tipo “romano” é o que combina melhor, complementando a atmosfera romântica do lugar. Já para os dormitórios de solteiros, principalmente os infantis, o mais indicado são as persianas do tipo “rolô” – que podem ter até estampas de bichinhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, as áreas sociais e molhadas da casa também podem receber persianas. Para as decorações de salas de jantar e estar, os modelos que se adequam são os verticalizados – até mesmo combinados com cortinas, o que deixa os interiores muito elegantes. E quanto às cozinhas, lavabos e banheiros, as peças metálicas são uma excelente opção.

 

 

 

 

 

 

 

Na hora de escolher um modelo de persiana para a sua casa, lembre-se de verificar as recomendações dos fabricantes. A desvantagem mais óbvia das persianas, em relação às cortinas, é a dificuldade para serem limpas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoas alérgicas podem sofrer muito em ambientes com esse tipo de fechamento de janela. O acúmulo de poeira é bastante prejudicial para a saúde dos seres vivos. Fique atento a este detalhe!

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora que você já recebeu todas estas informações, estude o que pode ficar melhor na sua casa. Leve em questão o seu gosto e orçamento, o estilo da decoração dos ambientes e faça a escolha perfeita!

Estas dicas para escolher entre persianas ou cortinas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Postado em 3 de dezembro de 2018
Sem Comentários 103 Visualizações

Comentários: