Eduarda Corrêa

Saiba porque os nichos são uma ótima alternativa para a decoração de quarto

Os nichos são como um tipo de prateleira, mas com formato diferenciado. Muitos arquitetos e designers os consideram como coringas para a decoração de interiores. Eles se encaixam em propostas de vários estilos, ajudam a ambientar todo o tipo de cômodo e são muito versáteis, podendo ser usados para diversos fins – como guardar objetos e itens pessoais mais usados no dia a dia.

O uso de Nichos em quartos é uma solução bastante prática e elegante. Apesar de muito usados em quartos infantis, ficam bem em qualquer tipo de dormitório, seja para adultos, adolescentes ou casal.

 

 

 

 

 

 

 

Há uma infinidade de modelos de nichos a venda, com tamanhos, cores e materiais diferentes. Em lojas de artigos para o lar, é fácil encontrar peças em madeira, MDF, vidro, metal e outros materiais.

Alguns vêm sem fundo e outros com fundo espelhado e até iluminação embutida. Há com bordas retas e arredondadas. E ainda as em formatos tão inusitados que mais parecem obras de arte.

Conheça os diferentes tipos de nichos e como utilizá-los na decoração de sua quarto. Saiba, através das dicas apresentadas a seguir, como escolher o modelo ideal para o seu dormitório. E divirta-se apreciando imagens de propostas onde foram aplicadas, de diferentes modos, essas peças tão versáteis.

 

 

 

 

 

 

 

 

As vantagens do uso dos nichos para a decoração de interiores

Nichos podem ser redondos, quadrados, retangulares, triangulares e de diversas outras formas. Estes, quando unidos, podem gerar uma composição muito bonita numa parede, por exemplo.

Depois que a pessoa descobre o que melhor combina com os espaços de sua casa, é fácil criar uma decoração charmosa, dinâmica e divertida com essas peças. Basta usar a imaginação!

É comum os projetistas usarem os nichos para organizar os ambientes, principalmente aqueles de menores dimensões.

As peças podem ser empilhadas nos cantos, mas também fixadas às paredes, liberando as áreas do chão para os elementos mais importantes da decoração. E no lugar de armários e estantes, passam, portanto, a abrigar tudo o que estava perdido pelos ambientes, como livros, brinquedos e mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipos de composição com nichos

Como já foi dito, os nichos, quando juntos, podem formar muitas composições diferentes. Eles podem estar alinhados, na horizontal ou na vertical, em simetria um com o outro. Essa organização deixa o visual da sala ou do quarto mais equilibrado, mas também um pouco monótono.

 

 

 

 

 

 

 

Podem-se organizar os nichos de maneiras diferentes. É possível formar, por exemplo, uma diagonal ou então mosaicos, tanto regulares quanto irregulares. Brincando com os tamanhos, as cores e os formatos dos nichos, o projetista consegue criar um desenho com muito mais movimento. Isso faz com que as peças escolhidas sejam o centro das atenções em qualquer cômodo em que estiverem instaladas.

 

 

 

 

 

 

 

Nichos no quarto

Os nichos podem ser um excelente aliado para a decoração de um dormitório infantil. Nesse tipo de ambiente, eles serviriam como peças decorativas, trazendo temas lúdicos e conferindo um toque que diversão ao conjunto.  

Também seriam utilizados para guardar livros, brinquedos, bichos de pelúcia e mais. Só que é importante que os pais verifiquem sempre a capacidade das peças de suportar esses pesos.

 

 

 

 

 

 

 

Em um quarto de adulto, os nichos podem ser utilizados de formas mais criativas, atendendo as necessidades tanto de espaço quanto de organização. Empilhados, formariam criados-mudos ou sustentariam bancadas de estudo. No chão, um ao lado do outro, poderiam servir de recamiers. E na parede, como estante sobre a cama – recomenda-se manter tudo a uma distância suficiente para ninguém bater a cabeça.

 

 

 

 

 

 

 

Então, gostou das sugestões? Quem sabe você não se anima agora a montar um recanto especial no seu quarto usando como estratégia de decoração os nichos. Use a criatividade e cria um ambiente lindo!

Estas dicas de decoração do quarto com nichos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Postado em 19 de novembro de 2018
Sem Comentários 223 Visualizações

Comentários: