papel-de-parede-decoracao-casa-09

Saiba quais são os tipos de papel de parede disponíveis no mercado e como usá-los para mudar o visual da sua casa

“Chegou o momento de mudar o visual da casa”!

Só de pensar nisso já bate o pavor nas pessoas. Isso porque, junto das reformas, vêm enormes dores de cabeça. É quebra-quebra, é sujeira, gastos e discussões intermináveis com empreiteiros.

Mas tem um material disponível no mercado mais econômico, simples de ser aplicado e capaz de revolucionar rapidamente os ambientes. Trata-se do papel de parede!

papel-de-parede-decoracao-casa-02

 

 

 

 

 

 

BY Arq&Design 

No passado, esse tipo de revestimento era muito valorizado, principalmente em países da Europa. Depois, ele caiu em desuso. Agora, voltou à moda e tornou-se sinônimo de bom gosto e modernidade.

Dá para dizer que o papel de parede é, novamente, querido por arquitetos e designers; uma tendência fortíssima em seus projetos de decoração.

Este artigo apresenta dicas e imagens exemplos de maneiras diferentes de dar cara nova para os ambientes através do uso de papel de parede. Se você buscava uma solução para fugir das reformas, quem sabe não vá encontrar nesse material o seu maior aliado.

papel-de-parede-decoracao-casa-07

 

 

 

 

 

 

Roberta Devisate

As vantagens de usar o papel de parede na decoração

Instalar papel de parede não exige mão-de-obra especializada. Você mesmo pode aplicá-lo – fácil e rápido – às paredes da sua casa. Não há quase geração de bagunça ou resíduo.

E, depois disso, o material pode durar por muitos anos – três vezes mais do que uma tinta acrílica. Além disso, ele pode melhorar o controle térmico dos ambientes e cobrir pequenas falhas no acabamento das superfícies.

Quanto às desvantagens, nenhum papel de parede é imune a problemas estruturais, incidência direta de raios do sol ou infiltrações. Eles podem se deteriorar rapidamente com a umidade e com o calor excessivo, ficando desbotado, descascado, com bolhas ou mofos.

Por isso, o dono do imóvel tem que estar atento às especificações do produto que adquirir. Cuidado com cozinhas e banheiros!

Tipos de papel de parede disponíveis no mercado brasileiro

A indústria nacional está se aprimorando cada vez mais quanto à fabricação de papéis e adesivos decorativos. Hoje, já existem no mercado modelos de texturas, cores, brilhos, estampas e tamanhos diferentes.

São tantos que até os próprios arquitetos e designers de interiores tem dificuldade em escolher um. O importante é dizer que cada modelo possui características específicas para uma determinada área.

papel-de-parede-decoracao-casa-08

 

 

 

 

 

 

Katia Llaneli 

Os papéis tradicionais são compostos a partir da celulose e recomendados para ambientes secos. Depois tem os em TNT, que parecem um tecido.

Os vinílicos, mais resistentes, com uma camada de PVC – apropriados para áreas molhadas e de alta circulação. Os vinilizados, de melhor impermeabilização. Os acetinados, que acumulam menos poeira. E os em mica, produzidos a partir de pedras naturais.

papel-de-parede-decoracao-casa-09

 

 

 

 

 

 

Vitral Arquitetura 

Para cada um desses revestimentos, há centenas de padronagens disponíveis, combinando com todo tipo de estilo de decoração, do clássico ao contemporâneo.

Existem papéis de parede floridos, listrados, geométricos e adamascados, que são as opções mais comuns. Mas, também tem os que imitam textura de cimento, bambu, pedra e tijolo. Os lisos, em degradê, 3D, grafismo, vintage e retrô. É impressionante!

Onde usar papel de parede na decoração da casa

Com qualquer um desses incontáveis modelos em mãos, você já pode mudar, instantaneamente, a cara de todos cômodos de sua casa, da sala ao quarto. Ele pode ser usado em todas as paredes do ambiente ou em apenas uma.

papel-de-parede-decoracao-casa-01

 

 

 

 

 

 

Sandra Pompermayer

Não existem regras! Basta ter apenas um pouco de bom senso. Como dito antes, não se pode pecar com exageros nem ignorar questões como umidade e calor. O resto está tudo certo!

papel-de-parede-decoracao-casa-03

 

 

 

 

 

 

Gabriel Valdivieso e Ubá Arquitetura 

O legal dos papéis de parede é que, com eles, é possível gerar muitas combinações decorativas diferentes, misturando cores, texturas e estampas. Esse material é muito mais poderoso que um simples pano de fundo.

Ele é capaz de criar ilusões de ótica, de dar impressão de mais amplitude, iluminação, frescor, dinamismo e aconchego. Resumindo, pode contribuir para aumentar as boas sensações.

papel-de-parede-decoracao-casa-05

 

 

 

 

 

 

CASAon CASAon 

A começar pelo hall de entrada, o papel – estando ele aplicado a uma única parede – seria o protagonista da decoração. Já na sala de estar, ambiente da casa onde as famílias passam a maior parte do tempo, o material poderia se destacar melhor atrás de um painel de TV ou sofá.

E na área de refeições, colorir e alegrar o espaço ao redor da mesa, estimulando o bom apetite das pessoas.

papel-de-parede-decoracao-casa-04

 

 

 

 

 

 

Ana Cristina Nigro Malta 

Nos ambientes mais íntimos da casa, os papéis de parede devem ser de tons pastéis e linhas geométricas mais discretas. Em dormitórios de adultos, figuras que remetem à natureza ajudariam aqueles que têm dificuldade de relaxar e dormir.

Já nos dormitórios infantis, os decoradores podem propor a aplicação de rolos com estampas de bichinhos e personagens animados – os geométricos também estão na moda.

papel-de-parede-decoracao-casa-06

 

 

 

 

 

 

Andrea Teixeira & Fernanda Negrelli 

Agora, áreas de serviço, lavabos, banheiros e cozinhas podem receber papel de parede? Claro que sim, desde que resistentes, principalmente, ao vapor de água.

Estes ambientes combinam melhor com papéis de parede nas cores azul, verde, dourado e amarelo – lisos ou estampados. É a metragem do cômodo que determinará se é possível abusar ou não dos tons mais escuros.

papel-de-parede-decoracao-casa-10

 

 

 

 

 

 

Idealizzare Arquitetos 

Gostou das ideias? Você imagina que poderia colocar papel de parede em tantos lugares assim? Ou que ele combinaria com tantos estilos de decoração? E agora, vai adotar essa ideia para mudar o visual de sua casa? Seja criativo e deixe sua casa incrível!

Estas dicas para usar papel de parede na decoração da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Postado em 10 de outubro de 2018
Sem Comentários 779 Visualizações

Comentários: