Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

O que é apartamento studio e para quem ele é indicado?

5 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Apartamento studio ou estúdio é um tipo de acomodação compacta que vem se tornando tendência de moradia. 

O apartamento studio é um tipo de moradia compacta que vem ganhando cada vez mais popularidade em grandes cidades ao redor do mundo.

Essa opção de habitação veio para ficar e é ideal para pessoas que buscam uma alternativa mais acessível, funcional e moderna, sem deixar de lado o conforto e a praticidade.

Por serem espaços otimizados e inteligentes, geralmente localizados em regiões estratégicas das grandes cidades, os studios têm sido muito procurados não só por quem busca um estilo de moradia mais prático, mas também por investidores de olho nas tendências do mercado.

A seguir, você vai conferir mais sobre apartamentos tipo studio, para quem é indicado e as vantagens de investir nesse tipo de moradia. Continue com a gente! 

O que é um apartamento studio

Studio no Beach Class Unique, no Meireles, Fortaleza – CE

O apartamento studio (ou apartamento estúdio) é um espaço único, sem paredes separando os ambientes, ou seja, sala, quarto e cozinha são integrados em um único cômodo, à exceção do banheiro. 

São geralmente apartamentos de metragem menor, de 25 a 40 m², em média. Hoje, é possível encontrar diversas opções de metragem e plantas. Exemplos são studios com varanda (ou varanda gourmet), garden, pé direito duplo etc. 

Por terem espaço reduzido, é comum que a estrutura do prédio ofereça diversos espaços compartilhados, como lavanderia, espaço para coworking e salas de reunião, salão de festas, áreas de convivência, áreas de lazer com deck, piscina e outras facilidades. 

Essa estrutura otimizada faz com que os studios sejam muito procurados por estudantes, casais jovens e sem filhos, pessoas que viajam rotineiramente e pessoas que moram só e passam pouco tempo em casa. 

Ainda que seja uma opção muito procurada nas áreas centrais de grandes centros urbanos, essa tendência tem se estendido para outras localidades, como praias turísticas. 

É o caso do Beach Class Porto das Dunas, por exemplo, empreendimento da Moura Dubeux na praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, no Ceará.

O destino turístico e paradisíaco é um grande atrativo para uma moradia de férias, uma casa de final de semana ou um investimento, pois existe alta demanda de locação desse tipo de imóvel, principalmente em altas temporadas. 

Qual a diferença entre apartamento studio e apartamento padrão?

A diferença entre o apartamento studio e o apartamento padrão é justamente o fato de o primeiro não ter divisórias que separam os cômodos, enquanto o segundo costuma ser dividido em ambientes distintos. O apartamento padrão tem quartos separados da sala e da cozinha. 

Outra diferença importante é a metragem. Os apartamentos padrão costumam ter, em média, mais de 50 m² e mais espaço para móveis fixos e de decoração, enquanto o studio prioriza a praticidade e economia de espaço, pedindo móveis mais versáteis e essenciais. 

O preço também é uma diferença considerável. Devido à sua metragem compacta e cômodos reduzidos, o apartamento studio costuma ter valores mais acessíveis, até mesmo quando seu tamanho é muito próximo do apartamento padrão. 

Qual a diferença entre studio, loft, kitnet e flat?

Studio, loft e flat são a mesma coisa? Não! Existem algumas diferenças fundamentais entre eles. Por isso, é importante sabê-las para investir no imóvel que mais se adequa aos seus objetivos: 

  • apartamento studio/estúdio: imóvel com ambientes integrados (exceto banheiro) e compactos, tendo em média 30 m²;
  • loft: imóveis com espaço interno aberto e poucas ou nenhuma divisória. Costumam ter uma estética mais industrial, com pé direito duplo e algumas plantas maiores (cerca de 50 m²) com mezanino;
  • kitnet: são moradias mais populares, geralmente em prédios mais simples, muito procurados por pessoas que moram sozinhas e desejam uma economia. Sala, quarto e cozinha dividem o mesmo ambiente sem divisórias;
  • flat: sua estrutura é semelhante ao studio, porém se assemelha mais a um quarto de hotel, pois conta com serviços de quarto, como limpeza e refeições, e geralmente é alugado já mobiliado. 

Quais as vantagens de morar em um apartamento studio? 

apartamento studio moura dubeux - beach class porto das dunas
Apartamento studio 29,32 m² no Beach Class Porto das Dunas, no Ceará

Entre as principais vantagens de morar em um apartamento studio está o fato de que ele é uma opção mais acessível, já que costuma ter um preço mais em conta do que um apartamento padrão de mesmo tamanho, seja para compra, seja para aluguel. 

Além disso, a sua área reduzida é uma grande vantagem para quem deseja otimizar espaço, ter um ambiente mais acolhedor e facilitar a limpeza e organização.

Outra vantagem dos apartamentos studio é a facilidade para decorar e personalizar o espaço. Como não há paredes separando os cômodos, é possível criar diferentes ambientes utilizando móveis e objetos de decoração. Dessa forma, é possível deixar o espaço com a cara do morador, de forma personalizada, criativa e prática.

Além disso, a manutenção desse tipo de espaço costuma ser mais simples e rápida e o consumo de energia tende a ser otimizado, já que tende a ter menos lâmpadas, menos aparelhos de ar-condicionado ligados etc. 

Vale a pena investir em apartamentos compactos?

Os apartamentos studio também são uma excelente opção de investimento, já que apresentam uma boa relação custo-benefício e alto potencial de rentabilidade para quem deseja adquirir o imóvel para locação. 

Além disso, a alta demanda por esse tipo de moradia, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma tendência crescente, fazendo com que o proprietário não fique com o imóvel parado. 

É bom levar em consideração que o retorno sobre o investimento costuma ser mais rápido e mais substancial nesse tipo de empreendimento, não só pelo valor mais baixo, mas também pela procura ser constante, fazendo até com que o aluguel valorize.

O baixo custo com manutenção também é outro ponto que o investidor deve considerar, pois, além de facilitar a gestão do imóvel, otimiza os ganhos.

Com a explosão da oferta de serviços compartilhados, como coworkings e lavanderias coletivas, os moradores dos apartamentos studio podem aproveitar melhor o espaço disponível em suas residências, tendo acesso a uma infraestrutura completa em espaços compartilhados.

Onde encontrar studios para morar ou investir 

Agora que você já sabe o que é um apartamento studio, talvez esteja se perguntando onde encontrar esse tipo de imóvel, seja para morar ou para investir. A Moura Dubeux, eleita a maior construtora do Nordeste em 2023, também está de olho nas tendências de moradia e tem alguns projetos que são sucesso de vendas. Conheça alguns deles: 

O apartamento studio é uma opção de moradia que vem conquistando cada vez mais adeptos. Com suas características compactas e integradas, é uma escolha ideal para quem busca praticidade, conforto e economia.

Que tal encontrar o seu apartamento studio? Visite o site oficial da Moura Dubeux e conheça esse e outros tipos de projetos para escolher o melhor investimento para você.  

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

4 minutos de leitura

Atualização de cadastro