Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

O que é uma incorporadora? Entenda sua função e a diferença para construtora

3 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Incorporadora e construtora atuam no mesmo mercado, mas possuem atuações distintas. Conhecer a diferença entre as duas é importante para fazer a melhor escolha. 

Se você está buscando um imóvel, certamente ouve com frequência os termos incorporadora e construtora. Pelo fato de ambos estarem relacionados à construção de empreendimentos imobiliários, é comum que sejam confundidos ou que as pessoas pensem se tratar de sinônimos. 

Neste artigo, vamos explicar o que é uma incorporadora, destacar as diferenças fundamentais entre incorporadora e construtora e entender como funciona o processo de incorporação. 

Além disso, se você quer saber como escolher uma incorporadora de confiança para adquirir seu imóvel, continue aqui com a gente e boa leitura!

O que é uma incorporadora?

Uma incorporadora é uma empresa responsável por planejar e viabilizar empreendimentos imobiliários. No entanto, seu papel vai além da construção em si, envolvendo todas as etapas do processo, desde a concepção do projeto até a entrega das chaves aos compradores e o pós-venda. 

Ou seja: a principal atividade de uma incorporadora é a compra de terrenos ou imóveis, para, em seguida, transformá-los em empreendimentos de maior valor agregado.

Incorporadora e construtora: qual a diferença? 

É comum confundir as atividades de incorporadoras e construtoras, porém, apesar de atuarem no ramo da construção civil, elas têm papéis distintos. No entanto, é comum que uma mesma empresa exerça as duas funções, como é o caso, por exemplo, da Moura Dubeux. 

A seguir, listamos as principais diferenças entre as duas para que você entenda o assunto um pouco mais a fundo. Confira: 

Função

A principal diferença entre incorporadora e construtora é a função que cada uma desempenha no desenvolvimento imobiliário. Enquanto a incorporadora é responsável por realizar os estudos de viabilidade do projeto, aquisição do terreno, planejamento, aprovações legais e venda das unidades, a construtora é contratada pela incorporadora para efetuar a construção física do empreendimento, de acordo com as especificações definidas.

Riscos e investimentos

A incorporadora é a responsável por adquirir o terreno e financiar toda a etapa de desenvolvimento, mesmo antes de vender as unidades. Ou seja, ela faz o investimento inicial, assumindo seus riscos. Já a construtora é contratada para executar a obra, sem assumir riscos relacionados à venda dos imóveis.

Relacionamento com o cliente

A incorporadora é a responsável pela venda das unidades. É ela quem define valores, formas de pagamento e negociações com os clientes, por meio de sua equipe comercial. A construtora, por sua vez, lida com os aspectos técnicos da obra e raramente interage diretamente com os clientes.

Como funciona o processo de incorporação? 

O processo de incorporação de um empreendimento imobiliário vai desde a concepção até o suporte ao cliente após a entrega. Confira agora as principais etapas:

  • Estudo de viabilidade: nesta fase, a incorporadora avalia a viabilidade do projeto. São levados em consideração aspectos como a localização do terreno, demanda do mercado e custos de construção, por exemplo;
  • Aquisição do terreno: após a aprovação do estudo de viabilidade, a incorporadora adquire o terreno onde o empreendimento será construído;
  • Projeto e aprovações: a incorporadora desenvolve todo o projeto de arquitetura e paisagismo e busca as aprovações necessárias junto aos órgãos competentes;
  • Comercialização: com tudo aprovado e regulamentado, a incorporadora dá início às vendas das unidades do empreendimento ainda na planta
  • Financiamento da obra: a incorporadora financia a construção do empreendimento a partir da venda das unidades, seja por meio de recursos próprios, seja com empréstimo bancário;
  • Construção: a construtora contratada executa a obra de acordo com o projeto definido;
  • Entrega e pós-venda: quando a construção é concluída, a incorporadora realiza todos os trâmites para a entrega das chaves aos seus clientes e oferece suporte pós-venda.

Como escolher uma incorporadora confiável? 

Se você está buscando comprar um imóvel, alguns pontos são muito importantes, como entrega no prazo e credibilidade da incorporadora, afinal, investir no apartamento próprio vai além do valor monetário, é a realização de um sonho que transforma a vida de toda a família. 

Por isso, é fundamental ter a segurança de estar adquirindo um produto de qualidade e de que a entrega seja feita no prazo.

Elencamos alguns pontos que você deve considerar ao escolher uma incorporadora. Dessa forma, é possível garantir a confiabilidade e sucesso do empreendimento:

Avalie a reputação

O primeiro passo é pesquisar sobre a reputação da incorporadora no mercado. Verifique as avaliações de clientes, converse com especialistas e avalie a qualidade dos empreendimentos anteriores.

Regularidade 

Certifique-se de que a incorporadora está devidamente regularizada e possui todas as licenças e aprovações necessárias para atuar no setor imobiliário. Avalie também o empreendimento que você tem em vista, se for o caso.

Priorize a experiência 

Prefira as empresas com vasta experiência, pois elas tendem a ter maior conhecimento sobre o mercado, melhores práticas de construção, tecnologia e iniciativas mais verdes. 

A incorporadora desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, sendo responsável por todas as etapas do processo, desde a concepção até a entrega final. 

Ao compreender o que é uma incorporadora e as diferenças em relação às construtoras, conhecendo o processo de incorporação, é possível fazer escolhas mais conscientes e acertadas ao investir em um imóvel. 

Agora que você já conhece os principais pontos dessa diferença, terá mais segurança ao escolher um projeto sólido e bem-sucedido.

Aproveite para ler mais sobre quais são os documentos necessários para financiar um imóvel.

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

2 minutos de leitura
2 minutos de leitura

Atualização de cadastro