Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Pina: no centro de uma grande mudança

4 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Bairro fica localizado em região que tem passado por uma renovação urbana
nos últimos 10 anos

Bairro que conecta o centro do Recife à Zona Sul e à Zona Norte da capital, o Pina faz parte de uma região que só cresceu nos últimos 15 anos. E o que é melhor, sem perder sua essência cultural e as belezas naturais incríveis. Uma combinação perfeita de natureza, serviços e lazer em um só lugar.

O litoral do Pina é conhecido pela praia equipada com quiosques, quadras de tênis e a pista de skate Marcelo Lyra. Logo atrás dos hotéis ao longo do calçadão, restaurantes de sushi e bistrôs elegantes ficam ao lado de bares esportivos animados. 

Os moradores podem desfrutar das praticidades do Shopping RioMar ou curtir um passeio de bike pelas ciclovias que atravessam a reserva natural Parque dos Manguezais. Se preferir, é possível aproveitar o dia visitando o Recife Antigo, que fica a apenas 10km do Pina.

UMA EX-ILHA

O atual bairro do Pina surgiu numa ilhota onde havia um sítio de propriedade do capitão André Gomes Pina, de onde vem o nome. Antigamente, quando só era possível chegar lá de barco, era considerado um balneário. Nos anos 1920, foi erguida a primeira ponte que conectava o Pina ao centro do Recife. Também nesta época, surgiu a hoje famosa Av. Herculano Bandeira. 

RICA CULTURA

O cenário cultural do Pina é tradicionalmente diverso e rico. A comunidade mantém viva a tradição dos maracatus e da cultura negra. O bairro é a casa dos Maracatus Nação Porto Rico, Encanto do Pina e Nação Erê, para citar os mais famosos. Além disso, é o endereço do Teatro Barreto Júnior, o primeiro a funcionar na região. Isso sem falar da charmosa Rua Jeremias Bastos, repleta de casas-ateliê.

O bairro tem uma tradição cultural forte que remete à década de 1930, quando existia o Palanque do Pina, palco de diversas manifestações artísticas à beira-mar. Foi nessa época, também, que surgiram dois blocos carnavalescos que existem até hoje: o Banhistas do Pina e o Tubarão do Pina. 

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Igreja do Pina, além de ter uma das missas mais frequentadas da região, também recebe eventos culturais beneficentes.

Primeiro clube voltado para a comunidade árabe do nordeste, o Clube Líbano-Brasileiro também escolheu o Pina como endereço. Fundado em 1952, sua sede atual é referência em arquitetura modernista e será preservada no futuro projeto Edf. Líbano, da Moura Dubeux.

Confira a entrevista feita pela TV Pernambuco no início de 2022 sobre o bloco Banhistas do Pina:
https://www.youtube.com/watch?v=Jf8NIX8cn1M 

LAZER E GASTRONOMIA

Como não poderia deixar de ser em um bairro praiano, os restaurantes especializados em frutos do mar são as estrelas do cenário gastronômico do Pina e região. O mais famoso deles é o Restaurante Bargaço, que desde 1990 é referência na culinária pernambucana. Quando estiver lá, não deixe de pedir o peixe à moda do chef, uma deliciosa cioba desossada e recheada com farofa de camarão.  

Quem gosta de ambientes mais despojados para curtir um bom happy hour não fica sem opções. Além dos quiosques na praia, é possível curtir o Caldinho do Neném, ver o pôr do sol no Deck Pina Bar ou degustar uns petiscos no complexo esportivo Arena Boa Viagem.

A Galeria Joana D’arc, um dos principais points do Pina, tem várias opções deliciosas: os crepes do Anjo Solto, petiscos do Haus Lajetop, ou ainda, as delícias veganas da sorveteria Jazzlato. 

Agora, se você ama se exercitar, não faltam opções no Pina. A Arena Boa Viagem, por exemplo, é uma ótima pedida, com uma combinação de esportes, saúde e lazer. São quadras de beach tennis, de tênis, academia, yoga e muito mais. Quem prefere os esportes náuticos pode aproveitar dois dos mais tradicionais clubes da região: o Cabanga Iate Clube e o Recife Iate Clube.

SERVIÇOS

Dá pra fazer quase tudo sem sair do bairro. Em um raio de 2km, por exemplo, temos o Shopping Rio Mar com todas as facilidades que ele traz (academia, serviços de costura, pet shop…), um centro poliesportivo (a Arena Boa Viagem) e uma unidade da rede de varejo Atacado dos Presentes – famosa no Recife por suas lojas gigantes, onde se encontra “quase” tudo.

O QUE MUDOU NOS ÚLTIMOS ANOS

O bairro do Pina, bem como o centro do Recife, vem passando por uma revolução nos últimos 10 anos. A chegada do Shopping Rio Mar e a construção da Via Mangue valorizaram a região, dando mais opções de lazer e desafogando o trânsito. Isso sem falar da Ponte Estaiada, que virou um novo cartão postal.

Não muito longe do Pina, no Cais José Estelita, grandes empreendimentos estão em andamento, que irão transformar a configuração urbana da região. E o Recife Antigo, com os armazéns requalificados em casas de shows, bares e restaurantes, está mais vivo do que nunca. 

E nós temos muito orgulho em poder contribuir com essa revolução, criando projetos residenciais inovadores, que vão atrair ainda mais pessoas para essa região tão rica. O Edf. Líbano, por exemplo, será um residencial que valoriza o passado e aponta para o futuro. O moderno edifício terá vista permanente para a Bacia do Pina e será integrado à sede do Clube Líbano Brasileiro, reformada e requalificada. 

Não muito longe, no Cais José Estelita, o Mirante do Cais e o Parque do Cais prometem trazer ainda mais modernidade e empregos. No térreo do Parque do Cais, teremos áreas destinadas ao uso comercial, integrando-o aos espaços comuns e movimentando a região.

Quer fazer parte dessa revolução também? Fale conosco e descubra como morar bem no Pina e bairros vizinhos com a Moura Dubeux.

Posts relacionados

5 minutos de leitura

Atualização de cadastro