Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Selo EDGE: Meet Aldeota é mais um empreendimento Moura Dubeux certificado

3 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

O Meet Aldeota é o 236º empreendimento entregue pela Moura Dubeux e o segundo que teve a entrega antecipada na capital cearense em 2023. Agora, ele também tem certificação EDGE. 

 

O Meet Aldeota é mais um empreendimento Moura Dubeux em Fortaleza que teve sua entrega antecipada em 2023. Além disso, o empreendimento recebeu certificação EDGE de ecoeficiência internacional. 

Neste post, você vai saber mais sobre o Meet Aldeota e por que o selo EDGE é tão importante para seus novos moradores, para a comunidade e para o planeta. Acompanhe! 

O que é o selo EDGE? 

O selo EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é uma certificação internacional que avalia o desempenho de um empreendimento quanto à sua eficiência energética, eficiência hídrica e energia incorporada nos materiais. 

Essa é uma iniciativa do Internacional Finance Corporation (IFC), um órgão do Banco Mundial, que nasceu da necessidade de atuar para reduzir as mudanças climáticas. Nesse contexto, há o entendimento que não há como fazer isso sem melhorar o desempenho dos edifícios.

O sistema é voltado para nações em desenvolvimento e já está presente em mais de 150 países, sendo aplicável a todas as tipologias de projeto, tais como casas, edifícios residenciais, comerciais, hospitais e hotéis, por exemplo. 

Como funciona a certificação EDGE

Como já mencionamos, essa certificação foca em três categorias: água, energia e materiais, que, no entendimento do Banco Mundial, são as áreas prioritárias para se chegar em um choque de eficiência rápido na operação de edifícios.

O EDGE trabalha com três níveis de certificação. O primeiro é o Nível Certificado, mais usual, que exige a comprovação de 20% de economia em energia, água e na energia incorporada aos materiais de construção em comparação a um projeto semelhante. 

Já o Nível Avançado é destinado para os projetos que obtêm ao menos 40% de economia em energia. Por último, o Carbono Zero, que é emitido para projetos em operação, que sejam certificados no Nível Avançado, mas que também utilizam 100% de energia renovável ou que fazem compra de compensações de carbono.

Além dos níveis, é importante pontuar que o EDGE adota benchmarks regionais para suas referências, ou seja, o empreendimento certificado é sempre comparado a outros edifícios semelhantes na mesma região, evitando comparações desiguais, em construções feitas em realidades diferentes. 

Meet Aldeota: Empreendimento com Certificação Edge de Sustentabilidade no Ceará

O Meet Aldeota, entregue em julho de 2023, alcançou 40% de eficiência energética. Na prática, isso quer dizer que ele consome 42% menos energia do que o mesmo edifício feito com as tecnologias atuais de construção. 

Essa eficiência energética foi atingida por meio de uma edificação que é mais fresca e aproveita a ventilação natural, demandando menos uso de ar-condicionado e energia. 

Áreas comuns do Meet Aldeota aproveitam a ventilação natural

Sua arquitetura não é totalmente envidraçada, algo que traria um alto ganho térmico. Além disso, os vidros são verdes, de baixo fator solar, que deixam passar a luz, mas não o calor. 

O Meet Aldeota também conta com iluminação eficiente, que também reduz o consumo de energia.

Vidros verdes reduzem a sensação de calor e a necessidade do uso de ar-condicionado.

Em relação à água, o Meet alcançou uma economia de 37%. Tudo isso graças a uma série de cuidados como as torneiras e bacias sanitárias de baixo consumo, duchas com vazão reduzida, além do reuso das águas pluviais e dreno do ar-condicionado para irrigação. Isso reduz o consumo de água nas áreas privativas e também nas áreas comuns. 

O Meet Aldeota também reduziu sua pegada de carbono por meio do uso de materiais de menor energia embutida e tecnologias construtivas mais racionais, reduzindo a emissão de CO2.

Benefícios do selo EDGE para moradores 

Além do benefício ambiental, reduzindo o impacto com técnicas de eficiência energética, morar em um empreendimento certificado também traz outros benefícios para os moradores.

No Meet Aldeota, por exemplo, toda essa redução de consumo resulta em contas de condomínio menores e contas de serviço menores, como conta de luz, por exemplo. 

Assista ao vídeo para conferir todos os detalhes e conhecer o projeto: 

E se você quer aproveitar as últimas unidades do Meet Aldeota, em um dos bairros mais desejados de Fortaleza e 100% pronto para morar, aproveite a oportunidade de viver pertinho do que há de mais completo na cidade, onde os melhores serviços convergem. 

Fale com um especialista e visite o Meet Aldeota! 

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

< 1 minutos de leitura
4 minutos de leitura

Atualização de cadastro