Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

5 vantagens inegáveis de investir em imóveis

4 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Investir em imóveis pode oferecer uma série de vantagens, como segurança financeira adicional, fluxo contínuo de renda e aumento do valor patrimonial. 

Além disso, existem opções flexíveis para ganhar ainda mais retorno sobre seu investimento, como alugar um imóvel ou participar de um fundo de investimentos imobiliários.

Se você pensa em aplicar seu dinheiro em imóveis, como apartamentos, casas ou terrenos, é provável que já tenha ouvido diversas vezes que esse tipo de investimento vale a pena. Mas quais são as vantagens reais que o investimento no mercado imobiliário pode trazer? 

Neste artigo, vamos abordar as vantagens, trazer algumas informações que você precisa saber e algumas dicas sobre como começar a investir nesse segmento. Acompanhe! 

1. Investir em imóveis é seguro

O investimento em imóveis ainda hoje é considerado um dos mais seguros. A principal razão é por se tratar de um bem físico e que tende a se valorizar com o tempo. Além disso, o desenvolvimento do entorno também potencializa a valorização, fazendo com que o retorno para o investidor seja ainda maior.

Outro ponto importante que contribui com a segurança dos imóveis é que, mesmo na maior das crises, sempre haverá a demanda do mercado por imóveis, seja para moradia ou funcionamento de comércios e serviços, como o supermercado que você compra, sua academia, seu trabalho (mesmo que seja em home office), sua casa e até mesmo em momentos de lazer, como cinemas, festas etc. 

Os imóveis também estão imunes a quebras de bancos, congelamentos do governo e quedas bruscas do mercado financeiro. Na crise que o mundo inteiro passou na pandemia do Covid-19, por exemplo, o mercado imobiliário, na contramão dos outros segmentos, registrou recorde de lançamentos e alta de 20,5% nas vendas, segundo dados da ABRAINC/Fipe.

2. O investimento imobiliário aumenta seu patrimônio

Os imóveis são investimentos seguros e duráveis.  Mesmoe, mesmo que tenha sido adquirido por meio de um financiamento, esse bem vai compor o seu patrimônio, que é formado por bens, direitos e obrigações.

Portanto, se você já investe em aplicações financeiras, por exemplo, essa é uma boa forma de diversificar esse patrimônio e não ficar refém das oscilações do mercado, reduzindo seus riscos como investidor. 

3. Bom retorno do seu investimento

O retorno financeiro que os imóveis trazem é outro bom motivo para fazer esse investimento. Novamente, com a volatilidade do mercado e instabilidade econômica de alguns setores, a valorização constante e crescente dos imóveis pode trazer um retorno ou remuneração muito maior. 

Para que isso aconteça, é importante que o investidor considere as características do imóvel, como reputação e tradição da construtora, localização, padrão do imóvel, crescimento da região, localização etc. 

Escolher imóveis em locais que estão em rápido desenvolvimento podem trazer uma rápida valorização e uma compra por um valor menor. É o exemplo de comprar apartamentos perto de grandes promessas de empreendimentos, como shoppings, escolas, grandes supermercados, praias etc. 

4. Possibilidade de liquidez 

Fala-se muito em liquidez das aplicações financeiras, um dos grandes atrativos desse tipo de investimento. 

No entanto, o investimento em imóveis também apresenta liquidez: em aluguéis, por meio da renda mensal que o proprietário recebe. 

O outro caso é a venda, onde o valor a ser recebido é integral.  

Nesse caso, é bom estar atento ao mercado imobiliário para entender se o momento é bom para venda, assim fica mais fácil de encontrar um comprador disposto a pagar um valor justo e que traga um bom retorno. 

5. Proteção da inflação

Quando se compra um apartamento financiado ou mesmo quando você aluga sua propriedade, essas e outras transações do mercado imobiliário são atualizados pelo Índice Nacional de Construção Civil, o INCC. 

Isso protege de forma direta o poder de compra do seu dinheiro, independentemente da finalidade com a qual você adquiriu sua casa, apartamento ou terreno.

Quer começar a investir em imóveis? Anote essas 5 dicas! 

Investir em imóveis pode ser uma decisão financeira inteligente, especialmente se você está procurando estabilidade a longo prazo e renda passiva.

Antes de fazer qualquer aplicação, o primeiro passo é entender que tipo de investidor você é para, só então, analisar o mercado imobiliário e entender qual imóvel se encaixa na sua realidade e objetivos de vida. 

A seguir, separamos algumas dicas importantes para se ter em mente e se sentir preparado para dar esse passo de maneira inteligente.

1. Conheça o mercado imobiliário que você planeja investir

Antes de começar a investir em imóveis, é importante que você esteja familiarizado com o mercado imobiliário local, incluindo a oferta e a demanda, os preços e tendências de valorização e vendas. 

Isso ajudará a garantir que você esteja fazendo os investimentos mais alinhados com seus objetivos.

2 Estipule o orçamento que você terá disponível

É importante estabelecer um orçamento claro para seus investimentos imobiliários. Isso ajudará a garantir que você não comprometa seu orçamento geral e evite dívidas desnecessárias. 

3. Tenha uma estratégia clara 

Antes de investir em imóveis, é importante ter uma estratégia clara em mente. Isso quer dizer que é preciso considerar o que você está procurando: se é renda passiva a longo prazo, se está interessado em revender a curto prazo, se prefere manter alugado e só depois revender ou se deseja se envolver em alguma forma de reforma imobiliária.

4. Fique atento aos bons negócios

Investir em imóveis, como qualquer outro investimento, requer pesquisa e paciência. É importante estar sempre em busca de bons negócios e avaliar cuidadosamente as propriedades antes de tomar uma decisão.

Uma boa prática é avaliar o crescimento da região, a qualidade do imóvel em si, o que há dentro do empreendimento que pode valorizá-lo ainda mais e, claro, a reputação e credibilidade da construtora.

5. Mantenha-se atualizado 

O mercado imobiliário é dinâmico e está sempre mudando e trazendo novidades. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre as últimas tendências para garantir que seus investimentos estejam sempre alinhados às suas metas.

Investir em imóveis pode ser uma ótima maneira de alcançar suas metas financeiras a longo prazo e ainda aumentar o seu patrimônio de forma sólida e segura. E se você gostou deste conteúdo, aproveite para descobrir como escolher o melhor investimento imobiliário!

Posts relacionados

3 minutos de leitura

Atualização de cadastro