Você está em:

Como escolher o melhor bairro para morar

Veja as dicas que a gente preparou para te ajudar no momento de realizar o sonho de comprar um imóvel

 

Escolher o melhor bairro para morar não é uma tarefa fácil. É um momento de muitas decisões importantes. Em primeiro lugar, é preciso uma boa dose de autoconhecimento para entender as necessidades reais do seu dia a dia. Sabendo muito bem quais são as suas expectativas sobre a vizinhança do imóvel, quais os serviços oferecidos pelo bairro e as possibilidades de deslocamento, essa escolha difícil começa a ficar mais clara.  Dessa forma, a segurança para tomar a decisão aumenta.

Preparamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha que é, ao mesmo tempo, difícil, e uma parte importante de um sonho que está se realizando.

 

Infraestrutura adequada ao seu estilo de vida

Um lugar perto da praia para a prática de esportes ou um lugar mais tranquilo rodeado de natureza? Sua vida é agitada e você não abre mão de serviços como casas de shows e bons restaurantes? Ou, por outro lado, sua prioridade é um espaço maior, aconchegante, para curtir muito a sua casa sozinho ou em família?

Uma vez que o seu estilo de vida e suas expectativas sobre o que o bairro precisa oferecer para atendê-lo estão bem claros, o tipo de vizinhança desejada começa a se delinear.

Entender essas diferenças sobre estilo de vida vão te levar a saber se a melhor escolha é, por exemplo, um bairro boêmio como o Rio Vermelho, em Salvador (BA), tendo como opção o Beach Class Rio Vermelho, ou um local mais perto da natureza, como o empreendimento Vivant, no bairro Caminho das Árvores.

 

Foto do Vivant em Salvador (BA)
O Vivant é perfeito para quem deseja um bairro conectado à natureza


Defina a sua necessidade de deslocamento diário

O cotidiano de todos os moradores deve ser avaliado. Por exemplo, se uma família é composta por filhos universitários, uma boa opção de bairro é aquele que tem acesso fácil a universidades ou é próximo a uma delas. É o caso do La Vie, empreendimento MD, perto da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.

Ou se sua expectativa é ir andando para supermercados, escolas, farmácias, é ideal que se conheça os arredores dos imóveis visitados. Assim, você terá certeza de que não precisará se deslocar muito para as atividades do dia a dia.

Por isso, analisar a infraestrutura de transporte do bairro é essencial. Existem bons serviços de transporte público? As ruas e avenidas garantem acesso rápido a pontos importantes da cidade e aos locais de trabalho e estudo dos membros da família? São perguntas importantes a se fazer antes de adquirir um imóvel.

 

Vista do empreendimento La Vie, no Recife (PE)
Vista do empreendimento La Vie, no Recife (PE)


Visite o bairro e converse com seus vizinhos

Se informar na internet é muito bom, mas é preciso ir a campo. Passeie pelas ruas e observe a manutenção das calçadas e fachadas de casas e prédios. Visite o bairro em diferentes horas do dia. O local pode ser muito tranquilo pela manhã e se transformar em um lugar mais agitado e barulhento em outros horários.

Se seu interesse é um bairro com uma vida noturna badalada, que tal frequentar esses espaços antes mesmo de fazer a mudança? Assim, você terá mais oportunidade de conversar com seus possíveis vizinhos.

Conversar com os moradores mais antigos do bairro também é uma ótima dica. Isso pode deixar mais claro quais são os pontos positivos e quais são os desafios do bairro. Dessa maneira, é possível conhecer mais sobre o lugar e tirar suas dúvidas.

Com a lista de pontos positivos e pontos negativos na mão, a escolha ficará muito mais fácil.

 

Quer saber mais sobre empreendimentos e novidades MD? CLIQUE AQUI e fale com nossos consultores.

Atualização de cadastro