Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sustentabilidade e preservação ambiental: um compromisso Moura Dubeux hoje e todos os dias. 

 

Há 50 anos, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano marcou a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde então, a data é um momento importante para avaliarmos a nossa postura com relação às questões ambientais e à preservação dos recursos naturais. Por isso, aqui na Moura Dubeux, este é um compromisso diário. A sustentabilidade faz parte do nosso DNA e da nossa cultura. 

Recentemente, divulgamos o Primeiro Relatório de Sustentabilidade Moura Dubeux, que mostra, na prática, o que temos feito para impulsionar mudanças e motivar uma ação coletiva e transformadora, a fim de proteger o nosso planeta. Porque acreditamos que devemos ser agentes ativos do desenvolvimento sustentável para conseguirmos construir um futuro mais seguro e mais próspero para todos. 

Confira, a seguir, algumas das nossas ações que contribuem para uma atuação cada vez mais sustentável: 

Nossos projetos 

Nossos empreendimentos já contam com soluções sustentáveis que fazem a diferença na vida dos moradores. O projeto do Artiz Meireles (Fortaleza – CE), por exemplo, conta com painéis solares que geram, em média, 50% da energia consumida pelas áreas comuns na forma de energia renovável. 

Além disso, todos os pavimentos de apartamentos têm, nos seus halls de serviço, espaços específicos para a colocação dos resíduos orgânicos e recicláveis. Com isso, incentivamos a coleta seletiva no condomínio. 

Certificações ambientais e as diretrizes de sustentabilidade 

Alguns de nossos projetos já contam com certificações ambientais desenvolvidas pelos próprios municípios. Em Salvador, por exemplo, o edifício Mansão Bahiano de Tênis foi o primeiro residencial do Nordeste a obter o selo AQUA-HQE de Sustentabilidade, assim como, quase todos os nossos projetos são certificados com o selo IPTU Verde. Além disso, em Fortaleza, temos um projeto certificado com o selo Fator Verde.  

Processo construtivo 

Um dos grandes compromissos da MD é desenvolver produtos imobiliários com foco no consumo consciente de insumos. Por isso, utilizamos tecnologias sustentáveis, que promovem eficiência hídrica e energética. Por meio do Lean Construction, ou seja, construção enxuta, é possível simplificar os processos, racionalizar o produto, reduzir a geração de resíduos e ganhar em produtividade na execução dos nossos serviços. 

Energia 

Alinhados com nosso posicionamento de vanguarda no setor da construção civil, estamos atuando em algumas mudanças:

Primeiramente, aderimos e incentivamos o uso de energia renovável, que já representa uma parcela significativa do nosso consumo, por meio de fontes rastreáveis. Isso nos levou a receber a certificação I-REC. Nesse sentindo, firmamos parceria com a Raízen com o objetivo de fornecer energia no modelo de Geração Distribuída, ou seja, um formato que credita a geração de uma usina consorciada aos contratantes. 

Além disso, alguns de nossos empreendimentos contam com iluminação em LED nas áreas comuns, por meio de sensores de presença, sistemas de automação de iluminação e climatização. Além de elevadores modernos que ficam em modo stand-by em momentos de pouca utilização. 

Nossos canteiros de obras também contam com iluminação em LED, bem como ambientes pintados com cores claras, o que não só valoriza a iluminação, mas também a ventilação natural. Por fim, também fazemos o uso racionalizado dos elevadores cremalheiras. 

 

O que mais podemos fazer por um futuro mais sustentável

O futuro que sonhamos é construído com as nossas ações de hoje. Por aqui, temos colocado em prática diversas iniciativas sustentáveis com o objetivo de promover a transformação que queremos ver no mundo. Mas, para além das nossas ações sustentáveis enquanto corporação, o meio ambiente também pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Confira: 

  1. Economize água e energia; 
  2. Sempre que possível, deixe seu carro em casa; 
  3. Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental; 
  4. Reaproveite e recicle; 
  5. Não desperdice alimentos. 

  

Acreditamos que capacitar e conscientizar os nossos colaboradores é a melhor forma de incentivar o respeito ao meio ambiente e a preservação dos recursos naturais. Este é um contínuo trabalho de conscientização, acima de tudo. Por isso, investimos para que ele aconteça nos escritórios, nos canteiros de obras e também nos empreendimentos, reforçando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente. 

Quer ficar por dentro de toda a nossa atuação? Então confira o Relatório de Sustentabilidade MD. 

Posts relacionados

Atualização de cadastro