Você está em:

Light Design: a iluminação que transforma a sua casa

Um projeto impecável de Light Design garante conforto, funcionalidade e a decoração que sua casa merece

Lighting Design, ou Design de Iluminação, é a especialidade da arquitetura e do design de interiores que une a estética e a funcionalidade nos projetos da estrutura elétrica.

Nesses projetos, as doses certas de luzes e sombras ajudam a compor ambientes. Por isso, as soluções de iluminação são perfeitas para as necessidades de cada lugar.

É uma nova forma de perceber a luminosidade na decoração sendo, dessa forma, capaz de criar espaços residenciais ainda mais acolhedores.
Essa especialidade vai muito além de aproveitar a iluminação natural dos espaços. Em outras palavras, um projeto de Light Design permite evitar problemas com reflexos e ofuscamentos, priorizar áreas, esconder outras e controlar a luminosidade para que não haja excessos nem áreas mal iluminadas.

Há algumas informações que você precisa saber antes de incluir o Lighting Design em seu projeto. Confira.

 

Cada tipo de ambiente tem suas próprias necessidades

Projeto de Light Design em apartamento amplo
Ambientes amplos, como no Horto Essence (BA), pedem luminárias maiores

O tamanho do ambiente vai determinar o tipo de iluminação escolhida. Ambientes amplos, como a sala de estar do Horto Essence (BA), podem se beneficiar de luminárias, lustres e pendentes grandes. Nesse caso, esses itens terão muito destaque na decoração e podem deixar o ambiente bem iluminado.

Por outro lado, em ambientes mais compactos, como o Beach Class Rio Vermelho (BA), na imagem abaixo, uma iluminação junto ao teto é mais funcional e agradável.  Antes de tudo, ambientes menores devem apostar em spots ou lustres embutidos para otimizar o uso do espaço. No projeto abaixo, é possível ver o uso da iluminação junto aos móveis em pontos estratégicos, dessa forma, o espaço fica mais aconchegante.

Com isso em mente, é possível respeitar a proporção certa entre o espaço e a iluminação.

No Beach Class Rio Vermelho (BA), o projeto de iluminação otimiza o espaço disponível

 

Escolha as luzes na temperatura correta

Foto mostra projeto de iluminação no Florata (RN)
Projeto de iluminação no Florata (RN) deixa ambiente acolhedor

Por sua vez, cada ambiente também precisará de lâmpadas na temperatura certa. Quartos, como esse projeto no Florata (RN), por exemplo, pedem luzes em tons amarelados, mais quentes e confortáveis. Em contraste, em ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, as lâmpadas frias, de tons azulados, se adequam mais ao local.

Outra dica essencial de Light Design é apostar em dimers, ou seja, reguladores da intensidade da luz. Desse modo, é possível criar  um clima mais otimista e acolhedor ou, por outro lado, aumentar a intensidade da iluminação se necessário.

Em síntese, saber de algumas regras básicas de Light Design permite escolhas melhores no processo de decorar e pensar na iluminação da sua casa.

Quer saber mais sobre lifestyle, sustentabilidade e outras novidades MD? Fique ligado no nosso blog e no Instagram

Atualização de cadastro