Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Pina: no centro de uma grande mudança

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Bairro fica localizado em região que tem passado por uma renovação urbana
nos últimos 10 anos

 

Bairro que conecta o centro do Recife à Zona Sul e à Zona Norte da capital, o Pina faz parte de uma região que só cresceu nos últimos 15 anos. E o que é melhor, sem perder sua essência cultural e as belezas naturais incríveis. Uma combinação perfeita de natureza, serviços e lazer em um só lugar.

O litoral do Pina é conhecido pela praia equipada com quiosques, quadras de tênis e a pista de skate Marcelo Lyra. Logo atrás dos hotéis ao longo do calçadão, restaurantes de sushi e bistrôs elegantes ficam ao lado de bares esportivos animados. 

Os moradores podem desfrutar das praticidades do Shopping RioMar ou curtir um passeio de bike pelas ciclovias que atravessam a reserva natural Parque dos Manguezais. Se preferir, é possível aproveitar o dia visitando o Recife Antigo, que fica a apenas 10km do Pina.

 

UMA EX-ILHA

O atual bairro do Pina surgiu numa ilhota onde havia um sítio de propriedade do capitão André Gomes Pina, de onde vem o nome. Antigamente, quando só era possível chegar lá de barco, era considerado um balneário. Nos anos 1920, foi erguida a primeira ponte que conectava o Pina ao centro do Recife. Também nesta época, surgiu a hoje famosa Av. Herculano Bandeira. 

 

RICA CULTURA

O cenário cultural do Pina é tradicionalmente diverso e rico. A comunidade mantém viva a tradição dos maracatus e da cultura negra. O bairro é a casa dos Maracatus Nação Porto Rico, Encanto do Pina e Nação Erê, para citar os mais famosos. Além disso, é o endereço do Teatro Barreto Júnior, o primeiro a funcionar na região. Isso sem falar da charmosa Rua Jeremias Bastos, repleta de casas-ateliê.

O bairro tem uma tradição cultural forte que remete à década de 1930, quando existia o Palanque do Pina, palco de diversas manifestações artísticas à beira-mar. Foi nessa época, também, que surgiram dois blocos carnavalescos que existem até hoje: o Banhistas do Pina e o Tubarão do Pina. 

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Igreja do Pina, além de ter uma das missas mais frequentadas da região, também recebe eventos culturais beneficentes.

Primeiro clube voltado para a comunidade árabe do nordeste, o Clube Líbano-Brasileiro também escolheu o Pina como endereço. Fundado em 1952, sua sede atual é referência em arquitetura modernista e será preservada no futuro projeto Edf. Líbano, da Moura Dubeux.

Confira a entrevista feita pela TV Pernambuco no início de 2022 sobre o bloco Banhistas do Pina:
https://www.youtube.com/watch?v=Jf8NIX8cn1M 

 

LAZER E GASTRONOMIA

Como não poderia deixar de ser em um bairro praiano, os restaurantes especializados em frutos do mar são as estrelas do cenário gastronômico do Pina e região. O mais famoso deles é o Restaurante Bargaço, que desde 1990 é referência na culinária pernambucana. Quando estiver lá, não deixe de pedir o peixe à moda do chef, uma deliciosa cioba desossada e recheada com farofa de camarão.  

Quem gosta de ambientes mais despojados para curtir um bom happy hour não fica sem opções. Além dos quiosques na praia, é possível curtir o Caldinho do Neném, ver o pôr do sol no Deck Pina Bar ou degustar uns petiscos no complexo esportivo Arena Boa Viagem.

A Galeria Joana D’arc, um dos principais points do Pina, tem várias opções deliciosas: os crepes do Anjo Solto, petiscos do Haus Lajetop, ou ainda, as delícias veganas da sorveteria Jazzlato. 

Agora, se você ama se exercitar, não faltam opções no Pina. A Arena Boa Viagem, por exemplo, é uma ótima pedida, com uma combinação de esportes, saúde e lazer. São quadras de beach tennis, de tênis, academia, yoga e muito mais. Quem prefere os esportes náuticos pode aproveitar dois dos mais tradicionais clubes da região: o Cabanga Iate Clube e o Recife Iate Clube.

 

SERVIÇOS

Dá pra fazer quase tudo sem sair do bairro. Em um raio de 2km, por exemplo, temos o Shopping Rio Mar com todas as facilidades que ele traz (academia, serviços de costura, pet shop…), um centro poliesportivo (a Arena Boa Viagem) e uma unidade da rede de varejo Atacado dos Presentes – famosa no Recife por suas lojas gigantes, onde se encontra “quase” tudo.

 

O QUE MUDOU NOS ÚLTIMOS ANOS

O bairro do Pina, bem como o centro do Recife, vem passando por uma revolução nos últimos 10 anos. A chegada do Shopping Rio Mar e a construção da Via Mangue valorizaram a região, dando mais opções de lazer e desafogando o trânsito. Isso sem falar da Ponte Estaiada, que virou um novo cartão postal.

Não muito longe do Pina, no Cais José Estelita, grandes empreendimentos estão em andamento, que irão transformar a configuração urbana da região. E o Recife Antigo, com os armazéns requalificados em casas de shows, bares e restaurantes, está mais vivo do que nunca. 

E nós temos muito orgulho em poder contribuir com essa revolução, criando projetos residenciais inovadores, que vão atrair ainda mais pessoas para essa região tão rica. O Edf. Líbano, por exemplo, será um residencial que valoriza o passado e aponta para o futuro. O moderno edifício terá vista permanente para a Bacia do Pina e será integrado à sede do Clube Líbano Brasileiro, reformada e requalificada. 

Não muito longe, no Cais José Estelita, o Mirante do Cais e o Parque do Cais prometem trazer ainda mais modernidade e empregos. No térreo do Parque do Cais, teremos áreas destinadas ao uso comercial, integrando-o aos espaços comuns e movimentando a região.

 

 

Quer fazer parte dessa revolução também? Fale conosco e descubra como morar bem no Pina e bairros vizinhos com a Moura Dubeux.

Posts relacionados

Atualização de cadastro