Você está em:

Programa de Integridade: um norte para nossas ações

O Programa de Integridade é parte do nosso compromisso de promover relações éticas em todas as nossas transações

O compromisso com a ética é uma das prioridades da nossa companhia. Por isso, construímos e fortalecemos todos os dias uma postura íntegra e transparente nas relações com nossos clientes, fornecedores e sociedade em geral, tendo o nosso Programa de Integridade como alicerce.

Numa perspectiva de promover a ética corporativa e compartilhar os nossos valores, criamos o Programa de Integridade, que é um instrumento pelo qual uma organização consegue prevenir, detectar e remediar condutas criminosas/ilícitas, além de promover uma cultura que encoraje o cumprimento das leis, normas internas e procedimentos, através de uma conduta íntegra e ética.

Dessa forma, nosso Programa cumpre uma dupla função: ao mesmo tempo que está alinhado às melhores práticas de governança do mercado, reflete os valores e princípios que guiam os negócios MD.

Criado para fortalecer as nossas operações com o mais alto padrão de integridade, nosso Programa possui oito pilares que buscam envolver todos os nossos processos e alinhar nossos valores às práticas cotidianas.

O Programa de Integridade em oito pilares

Patrocínio & Tone of the Top

Do nosso ponto de vista, o engajamento e suporte da liderança são essenciais para apoiar o Programa de Integridade e garantir que todo o processo alcance os resultados desejados.

Supervisão e recursos

É preciso existir uma estrutura com pessoas e recursos para executar o programa. Antes de tudo, uma atuação independente é fundamental para essa função. Dessa forma, a área de supervisão se reporta diretamente à alta administração para determinar as responsabilidades, estratégias, ações e resultados de Compliance.

Treinamento e Comunicação

Com a comunicação e os treinamentos, o conteúdo e a essência do programa de integridade se espalham por todos os colaboradores. Em primeiro lugar, são os treinamentos periódicos sobre as políticas, o Código de Ética e Conduta e as iniciativas de Compliance que fortalecem nossos sistemas de governança. É assim, com esse tipo de investimento, que a cultura e valores que praticamos se solidificam na Companhia.

Código de Ética e Políticas

Por sua vez, nosso Código de Conduta foi criado para que toda e qualquer atividade que envolva a nossa empresa seja direcionada pelos valores éticos e obedeça às regulamentações vigentes no Brasil e nos demais países onde atuamos. É neste pilar, desse modo, que são formalizados quais os documentos norteiam o Programa de Integridade, estabelecendo as atividades, responsabilidades, procedimentos, relatórios entre outros.

Risk Assessment

Neste pilar, o foco é um espaço na organização para avaliar de forma contínua quais são os riscos aos quais a empresa está exposta. Esses riscos ocorrem quando normas ou políticas da empresa são descumpridas.

Monitoramento contínuo

Este é um dos pilares mais importantes do Programa de Integridade, pois é ele que garante que todo o processo esteja em funcionamento e adequado aos objetivos da Companhia. Além disso, identifica a possibilidade de melhorias necessárias.

Due Diligence

Due Diligence significa “diligência prévia”, um processo de investigação feito para oportunidades de negócio. Nessa prática, a empresa também é responsável por avaliar os riscos de cada transação.

Canal da Transparência

O Canal da Transparência é um lugar para acolher denúncias e relatos. Lá, é possível relatar desvios de comportamento envolvendo a empresa e nossos profissionais. As informações são analisadas por equipes independentes e de forma sigilosa, por isso, a empresa ICTS é a responsável por receber possíveis denúncias, o que garante o sigilo absoluto. Além disso, permite que a apuração seja realizada de forma isenta e que ações e investigações sejam feitas em resposta às denúncias.

Treinamentos periódicos

A realização de treinamentos periódicos das políticas, do Código de Ética e Conduta e das iniciativas de Compliance, como mencionado acima, é fundamental para que o sistema de governança de Compliance se solidifique e se perpetue na organização.

Anualmente, os colaboradores em todas as obras e escritórios passam por momentos de reciclagem sobre os pilares do Programa de Integridade, em um treinamento obrigatório.

Ao todo, treinamos mais de 2 mil colaboradores em 2021, de todos os níveis hierárquicos. Para 2022, os esforços se concentram nos treinamentos de todos os colaboradores sobre o Código de Ética e de Conduta.

Por consequência dos nossos esforços, fomos premiados, em 2022, pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, como reconhecimento pelo nosso Programa de Integridade.

Quer saber mais sobre as ações da Moura Dubeux? Clique aqui e nos acompanhe.

Atualização de cadastro