Programa de Integridade

O Programa de Integridade foi constituído para fortalecer as operações da Companhia com o mais alto padrão de conformidade e integridade em relação as condutas, procedimentos, normas, leis, prevenção de atos ilícitos, danos a reputação e redução de perdas financeiras.

Pilares do Programa de Integridade

Patrocínio & Tone of the Top

Este é o pilar que traduz o apoio da liderança em relação ao Programa de Integridade, sendo fundamental para que todo o processo alcance os resultados.

Supervisão e recursos

Este é o pilar que determina a necessidade de existir uma estrutura com pessoas e recursos para executar o programa, seja por meio de uma área e ou função de compliance. Esta deve ter atuação independente e com reporte diretamente a alta administração para determinar as responsabilidades, estratégias, ações e resultados de Compliance.

Treinamento e comunicação

É o pilar da disseminação do conteúdo e da essência do programa de integridade. A realização de treinamentos periódico das políticas, do Código de Ética e Conduta, das iniciativas de compliance é fundamental para que o sistema de governança de compliance se solidifique e perpetue na organização.

Código de ética e políticas

Este é o pilar onde são formalizados quais os documentos que norteiam o programa de integridade, estabelecendo as atividades, responsabilidades, procedimentos, relatórios entre outros.

Risk Assessment

Este é o pilar cujo fundamento é existir uma atividade na organização de avaliar de forma ampla e contínua os principais riscos que a empresa está exposta. Os riscos de compliance se materializam quando são descumpridos normativos ou políticas. Entre as categorias de riscos, podemos citar: corrupção, fraude, perdas financeiras, violação de direitos, descumprimento de leis, entre outros.

Monitoramento contínuo

Este é o pilar responsável por garantir que todo o processo esteja em funcionamento, além de identificar melhorias. Esta atividade é subordinada a área independente ao agente de compliance para garantir a idoneidade do programa de integridade.

Due Diligence

Este é o pilar necessário para diligenciamento dos parceiros de negócios, garantindo verificações mínimas sobre a integridade das organizações em que estes parceiros estão inseridos, como medida preventiva do risco de exposição das transações com estes parceiros com a organização.

Canal de denúncia

Este é o pilar que demonstra o comprometimento da empresa em investigar irregularidades, aplicar sanções proporcionais às regras infringidas. As investigações devem ser realizadas por equipes independentes e de forma sigilosa, e a apuração deve ser realizada de forma isenta e com ações em resposta às ações.

Código de conduta

Nosso código de conduta é um documento criado para que toda e qualquer atividade que envolva a Moura Dubeux seja direcionada pelos valores éticos e obedeça às leis e regulamentações vigentes no Brasil e nos demais países onde a empresa atua ou venha a atuar. Nosso código de conduta se aplica a todos os administradores, colaboradores, fornecedores, acionistas e parceiros, bem como a toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha representar a Moura Dubeux.

É dever de todos

Não é permitido

“Devemos ser protagonistas dos valores éticos na busca por resultados sustentáveis, gerando um impacto positivo por onde atuamos”.
Diego Villar · CEO Moura Dubeux

Confira nossas políticas de compliance

Política de Apuração de Denúncias

é uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para estruturar o tratamento dos relatos recebidos pelos canais de comunicação existentes e assegurar que os relatos sejam apurados com confidencialidade, imparcialidade, discrição e diligência.

Política de Medidas disciplinares

é uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para orientar a aplicação de medidas disciplinares como consequência de ato configurado como desvio de comportamento ou infração a leis e ou normas internas.

Política de Due diligence

é uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para garantir a qualidade e desempenhos nas relações contratuais com fornecedores e parceiros, além de prover segurança e transparência na execução dos contratos.

Política de Anticorrupção e PLDFT

é uma das políticas estabelecidas para orientar o comportamento dos colaboradores e parceiros durante a condução dos negócios da Companhia, sejam adotados os mais elevados padrões de ética e conduta, a fim de e evitar que a corrupção e a prática de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (crimes financeiros) ocorram no âmbito da empresa.

Nosso canal de transparência

Este é um canal exclusivo da Moura Dubeux para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente. As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, a ICTS, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração Moura Dubeux, sem conflitos de interesses. Se desejar, seu relato pode ser feito também pelo 0800 882 0620, de Segunda a Sexta das 10h às 18h ou clicar em realizar relato
Experiência do cliente 
PRINCIPAIS CAPITAIS
4020 7700
PRINCIPAIS CAPITAIS
4020 7700
PRINCIPAIS CAPITAIS
faleconsoco
Experiência do Cliente 
4020 7700
Seg a Sab Domingo