Programa de Integridade
Pilares do Programa de Integridade
Patrocínio & Tone of the Top
Este é o pilar que traduz o apoio da liderança em relação ao Programa de Integridade, sendo fundamental para que todo o processo alcance os resultados.
Supervisão e Recursos
Este é o pilar que determina a necessidade de existir uma estrutura com pessoas e recursos para executar o programa, seja por meio de uma área e ou função de compliance. Esta deve ter atuação independente e com reporte diretamente a alta administração para determinar as responsabilidades, estratégias, ações e resultados de Compliance.
Treinamento e Comunicação
É o pilar da disseminação do conteúdo e da essência do programa de integridade. A realização de treinamentos periódico das políticas, do Código de Ética e Conduta, das iniciativas de compliance é fundamental para que o sistema de governança de compliance se solidifique e perpetue na organização.
Código de Ética e Políticas
Este é o pilar onde são formalizados quais os documentos que norteiam o programa de integridade, estabelecendo as atividades, responsabilidades, procedimentos, relatórios entre outros.
Risk Assessment
Este é o pilar cujo fundamento é existir uma atividade na organização de avaliar de forma ampla e contínua os principais riscos que a empresa está exposta. Os riscos de compliance se materializam quando são descumpridos normativos ou políticas. Entre as categorias de riscos, podemos citar: corrupção, fraude, perdas financeiras, violação de direitos, descumprimento de leis, entre outros.
Monitoramento Contínuo
Este é o pilar responsável por garantir que todo o processo esteja em funcionamento, além de identificar melhorias. Esta atividade é subordinada a área independente ao agente de compliance para garantir a idoneidade do programa de integridade.
Due Diligence
Este é o pilar necessário para diligenciamento dos parceiros de negócios, garantindo verificações mínimas sobre a integridade das organizações em que estes parceiros estão inseridos, como medida preventiva do risco de exposição das transações com estes parceiros com a organização.
Canal da Transparência
Este é o pilar que demonstra o comprometimento da empresa em investigar irregularidades, aplicar sanções proporcionais às regras infringidas. As investigações devem ser realizadas por equipes independentes e de forma sigilosa, e a apuração deve ser realizada de forma isenta e com ações em resposta às ações.
Código de Conduta
Mensagem sobre nosso Código
É dever de todos
- Tratar a todos com respeito e igualdade.
- Respeitar a diversidade.
- Incentivar, compartilhar e estar aberto às opiniões.
- Ser transparente e claro em sua fala.
- Evitar e impedir o desrespeito.
- Prezar pela segurança no ambiente de trabalho.
- Tratar a todos com respeito e igualdade.
- Prezar pela segurança no ambiente de trabalho.
- Comunicar aos gestores o uso de medicamentos controlados.
- Denunciar ações que vão contra nosso código de conduta.
- Estimular a avaliação de desempenho.
- Comunicar ao Comitê de Ética antes de realizar negócios particulares com clientes, fornecedores ou parceiros comerciais da Companhia.
Não é permitido
- Compartilhar informações sem saber a origem ou se é verdade.
- Impor ideias, principalmente, se constranger alguém.
- Favorecer ou prejudicar pessoas.
- Permanecer na empresa com qualquer tipo de arma, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas ou estimulante químico.
- Praticar ou incentivar o bullying, em qualquer de suas formas.
- Constranger os colegas.
- Ameaçar colaboradores internos ou externos.
- Ter atitudes de assédio, preconceito ou discriminação.
- Atuar em outras organizações cujas atividades conflitem com as próprias atividades desenvolvidas pela Moura Dubeux.
Confira nossas Políticas de Compliance
Política de Medidas Disciplinares
Política de Due diligence
Política de Anticorrupção e PLDFT
Política de Patrocínio e Doações
Política de Apuração de Denúncias
Política de Compliance
Política de Apuração de Denúncias
É uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para estruturar o tratamento dos relatos recebidos pelos canais de comunicação existentes e assegurar que os relatos sejam apurados com confidencialidade, imparcialidade, discrição e diligência.
Política de Medidas Disciplinares
É uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para orientar a aplicação de medidas disciplinares como consequência de ato configurado como desvio de comportamento ou infração a leis e ou normas internas.
Política de Due diligence
É uma das políticas do Programa de Integridade, estabelecida para garantir a qualidade e desempenhos nas relações contratuais com fornecedores e parceiros, além de prover segurança e transparência na execução dos contratos.
Política de Anticorrupção e PLDFT
É uma das políticas estabelecidas para orientar o comportamento dos colaboradores e parceiros durante a condução dos negócios da Companhia, sejam adotados os mais elevados padrões de ética e conduta, a fim de e evitar que a corrupção e a prática de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (crimes financeiros) ocorram no âmbito da empresa.