Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Site Moura Dubeux: agora acessível em língua de sinais

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ferramenta Hand Talk traduzirá todos os conteúdos para sinais em Libras

Apesar do Brasil ter em média 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, apenas 1% de todos os sites nacionais são acessíveis. A conta não fecha. Ainda mais quando levamos em consideração que as pessoas surdas e com deficiência auditiva têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeiro idioma, dependendo dela para se comunicar.

Por isso, a partir de agora nosso site será 100% acessível para pessoas com deficiência auditiva, graças ao uso da ferramenta Hand Talk. Funcionará assim: nossa nova assistente virtual, Maya, irá traduzir em tempo real todos os nossos conteúdos para Libras. 

Com isso, nosso site passará a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para os usuários surdos.

[Vídeo] Veja como funciona o Tradutor de Sites da Hand Talk →

LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA

Por que ferramentas como o Hand Talk são tão importantes para a comunidade surda? Ao contrário do que muitos possam pensar, pessoas surdas não sabem necessariamente ler e escrever em Português. 

Elas adotaram a Libras como primeira língua. Isso acontece porque enquanto o Portugês é processado a partir de sons, a Linguagem Brasileira de Sinais usa somente a comunicação visual. 

“A leitura e escrita do Português são baseadas nas ideias dos sons do Português e por isso estão ligadas a esse processamento de linguagem baseado em experiências auditivas. Isso não ocorre na mente de pessoas surdas como ocorre na mente de pessoas ouvintes e, por isso, é tão difícil para o surdo ler e escrever”, explica Felipe Barbosa, professor do Departamento de Linguística da FFLCH, em entrevista para o Jornal do Campus, da Universidade de São Paulo (USP).

A inclusão do plugin Hand Talk em nosso site é parte do nosso compromisso de transformar a forma que trabalhamos, colocando a inovação, a sustentabilidade e a diversidade em primeiro lugar. 

Posts relacionados

Atualização de cadastro