Programa de Integridade
O Programa de Integridade foi constituído para fortalecer as operações da Companhia com o mais alto padrão de conformidade e integridade em relação as condutas, procedimentos, normas, leis, prevenção de atos ilícitos, danos a reputação e redução de perdas financeiras.
Pilares
Patrocínio & Tone of the Top
Este é o pilar que traduz o apoio da liderança em relação ao Programa de Integridade, sendo fundamental para que todo o processo alcance os resultados.
Supervisão e Recursos
Este é o pilar que determina a necessidade de existir uma estrutura com pessoas e recursos para executar o programa, seja por meio de uma área e ou função de compliance. Esta deve ter atuação independente e com reporte diretamente a alta administração para determinar as responsabilidades, estratégias, ações e resultados de Compliance.
Código de Ética e Políticas
Este é o pilar onde são formalizados quais os documentos que norteiam o programa de integridade, estabelecendo as atividades, responsabilidades, procedimentos, relatórios entre outros.
Treinamento e Comunicação
É o pilar da disseminação do conteúdo e da essência do programa de integridade. A realização de treinamentos periódico das políticas, do Código de Ética e Conduta, das iniciativas de compliance é fundamental para que o sistema de governança de compliance se solidifique e perpetue na organização.
Risk Assessment
Este é o pilar cujo fundamento é existir uma atividade na organização de avaliar de forma ampla e contínua os principais riscos que a empresa está exposta. Os riscos de compliance se materializam quando são descumpridos normativos ou políticas. Entre as categorias de riscos, podemos citar: corrupção, fraude, perdas financeiras, violação de direitos, descumprimento de leis, entre outros.
Monitoramento Contínuo
Este é o pilar responsável por garantir que todo o processo esteja em funcionamento, além de identificar melhorias. Esta atividade é subordinada a área independente ao agente de compliance para garantir a idoneidade do programa de integridade.
Due Diligence
Este é o pilar necessário para diligenciamento dos parceiros de negócios, garantindo verificações mínimas sobre a integridade das organizações em que estes parceiros estão inseridos, como medida preventiva do risco de exposição das transações com estes parceiros com a organização.
Canal da Transparência
Este é o pilar que demonstra o comprometimento da empresa em investigar irregularidades, aplicar sanções proporcionais às regras infringidas. As investigações devem ser realizadas por equipes independentes e de forma sigilosa, e a apuração deve ser realizada de forma isenta e com ações em resposta às ações.
Selo Pró-Ética
Moura Dubeux recebe reconhecimento por suas práticas com ética e integridade
Código de conduta
Nosso código de conduta é um documento criado para que toda e qualquer atividade que envolva a Moura Dubeux seja direcionada pelos valores éticos e obedeça às leis e regulamentações vigentes no Brasil e nos demais países onde a empresa atua ou venha a atuar. Nosso código de conduta se aplica a todos os administradores, colaboradores, fornecedores, acionistas e parceiros, bem como a toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que venha representar a Moura Dubeux.
Mensagem sobre nosso Código
Temos certeza que para atingir sucesso e credibilidade é necessário além de muito trabalho estar sempre a frente com inovação, sustentabilidade e gestão alinhados aos mais altos valores éticos. Princípios e valores alinhados com a ética estão presentes na cultura da empresa e para nosso crescimento é importante que todos que façam parte da Moura Dubeux, em todos os níveis, os incorporem.
Devemos ser protagonistas dos valores éticos na busca por resultados sustentáveis, gerando um impacto positivo por onde atuamos.
Diego Villar
CEO Moura Dubeux
Nossas Políticas de Compliance
Política de Due diligence
Garante a qualidade e desempenhos nas relações contratuais com fornecedores e parceiros, além de prover segurança e transparência na execução dos contratos.
Política de Anticorrupção e PLDFT
Orienta o comportamento dos colaboradores e parceiros durante a condução dos negócios da Companhia, sejam adotados os mais elevados padrões de ética e conduta, a fim de e evitar que a corrupção e a prática de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (crimes financeiros) ocorram no âmbito da empresa.
Política de Patrocínio e Doações
Estabelece as diretrizes e procedimentos para a realização de patrocínios e doações que envolvem a transferência de bens imóveis, móveis integrantes do patrimônio da Moura Dubeux, inclusive valores monetários ou ainda serviços a projetos filantrópicos, culturais, sociais, ambientais ou atividades políticas, visando garantir que tais procedimentos sejam realizados com transparência, integridade, legalidade e sem fins lucrativos.
Política de Apuração de Denúncias
Define os processos de recebimentos, análise e tratamento de denúncias recebidas pelo Canal da Transparência, envolvendo descumprimento de qualquer lei aplicável ou ainda política, código, norma, procedimento ou diretriz da Moura Dubeux.
Política de Compliance
Estabelece a existência da Área de Compliance, estrutura a interação com outras áreas, a fim de facilitar o entendimento sobre papéis e responsabilidade dos envolvidos na execução do Programa de Integridade, visando fortificar as operações da Moura Dubeux, com o mais alto padrão de conformidade e integridade.
Política de Medidas Disciplinares
Orienta a aplicação de medidas disciplinares como consequência de ato configurado como desvio de comportamento ou infração a leis e ou normas internas.
Canal da Transparência
Este é um canal exclusivo da Moura Dubeux para comunicação segura e, se desejada, anônima, de condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios éticos e padrões de conduta e/ou a legislação vigente. As informações aqui registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, a ICTS, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela alta administração Moura Dubeux, sem conflitos de interesses. Se desejar, seu relato pode ser feito também pelo 0800 882 0620, de Segunda a Sexta das 10h às 18h ou clicando em realizar relato