Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Boa Viagem: o prazer de viver onde todos querem estar

4 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Localizado na zona sul do Recife, Boa Viagem é a combinação do mar, vida ao ar livre e comodidades em abundância

Andar no calçadão de Boa Viagem, fazer atividades físicas ao ar livre e, depois, tomar uma água de coco ou sorvete nos muitos quiosques localizados ao longo da Orla. Esse pode ser o cotidiano dos moradores do bairro de Boa Viagem, no Recife (PE).

Morar em Boa Viagem é garantia de estar próximo a vias que te ligam a importantes pontos da cidade, além de muitas opções de lazer e de serviços essenciais. Nesse sentido, o bairro possui um comércio que supre todas as necessidades, como postos de gasolina, farmácias e supermercados. A avenida Boa Viagem, que margeia a Orla, é repleta de todas as facilidades e, também, dá acesso a outros bairros, como o bairro do Pina.

Inaugurada em 2014, a Ponte Estaiada da Via Mangue, por sua vez, trouxe melhorias na mobilidade do bairro, pois também liga Boa Viagem ao Pina, melhorando o trânsito na Zona Sul, principalmente nas avenidas  Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. Além disso, a ponte já se tornou um cartão-postal da cidade.

Ponte Estaiada da Via Mangue, no Recife.
Ponte Estaiada da Via Mangue, no Recife. Crédito: Portal da Copa 2014/ Creative Commons.

Uma orla para aproveitar os dias

O calçadão e a vista para o mar do Recife é, sem dúvida, um dos maiores atrativos. A Orla bem estruturada, com ciclovias e espaços para esportes, permite que o cuidado com o corpo possa ser feito pertinho de casa. Considerado um dos bairros mais lindos do Recife, Boa Viagem atrai muitos turistas que curtem a praia, o calçadão e a feirinha da Praça de Boa Viagem. Conhecida como a mais antiga feira típica do Brasil, a Feirinha foi criada na década de 1950 e, até hoje, exibe trabalhos de artesãos locais, além de ser um ótimo lugar para aproveitar a gastronomia regional, sendo, assim, um local também muito procurado por moradores da região, além dos turistas.

Vista aérea da Feirinha de Boa Viagem. Crédito: Inaldo Lins/PCR/ Prefeitura do Recife/ Divulgação.

Mesmo atraindo muitos turistas, o bairro é conhecido por ser residencial. Essa característica garante a proximidade de boas escolas e faculdades. Para as famílias, morar em Boa Viagem é estar perto de bons colégios, como Colégio Santa Maria e o Colégio Boa Viagem, e de universidades, como a Estácio e a Faculdade Boa Viagem. Dessa forma, é possível evitar grandes deslocamentos diários.

Vista da praia de Boa Viagem, no Recife
Vista da praia de Boa Viagem, no Recife (PE)

Lazer e cultura em abundância

Por todas as suas belezas e atrações turísticas, o bairro de Boa Viagem não poderia deixar de oferecer muitas opções de lazer. Além da praia, reconhecida por sua beleza e boa infraestrutura, não faltam opções culturais e bons restaurantes pelo bairro. Por exemplo, o Bode do Nô, que serve comida regional de ótima qualidade. Além dele, não dá para citar os variados restaurantes que servem frutos do mar, como o Paranoia do Mar. Quem prefere carnes selecionadas, está bem servido com churrascarias e steakhouses, como a Spettus Premium. Para quem não abre mão de um café, as cafeterias do bairro também fazem sucesso, como a Fervo Coffee Shop e o Harina Café.

A proximidade do Shopping Recife também garante opções de lazer, com muitas ofertas de restaurantes e cinema. Além disso, lá é possível curtir uma programação para toda a família em um só lugar.

Aos domingos, um trecho da Avenida Boa Viagem, em frente ao Segundo Jardim, é fechado para os carros, o que permite mais espaço para passeios em família e a prática de esportes ao ar livre.

De maneira idêntica, existem muitos espaços culturais e casas de show. Com a arquitetura assinada por Oscar Niemeyer, o Teatro Luiz Mendonça é um centro de lazer. Além das apresentações, como peças de teatro, concertos, shows, apresentações de dança, o Parque Dona Lindu ainda possui  uma área externa com quadras para a prática de esporte e ciclovias. Além disso, a Galeria Janete Costa recebe exposições nacionais e internacionais.

Vizinho do Pina, Boa Viagem também é próximo de outros bairros, o que facilita o acesso a opções culturais. No Pina, por exemplo, é possível frequentar a Arena Boa Viagem, com muitas opções de esporte e lazer. No espaço, é possível fazer aulas de tênis,  beach tennis, vôlei e futevôlei.

História de Boa Viagem, no Recife

Praça de Boa Viagem. Créditos: Prefeitura do Recife. Divulgação.

Sua fundação data dos registros da Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, construída no século 17, para os pescadores e os moradores de fazendas da região.

Conhecido por ser um bairro de veraneio, ou seja, um lugar que recebia as famílias paras as férias de verão, Boa Viagem recebeu os primeiros grandes projetos residenciais por volta da década de 1970. Desse modo, com a construção da Avenida Boa Viagem e do shopping Recife, o bairro foi tomando a forma e identidade que tem hoje.

A nossa história em Boa Viagem é antiga. A MD já entregou mais de 70 empreendimentos no bairro. Nosso primeiro empreendimento foi o Edifício Antônio Monte, localizado na Avenida Boa Viagem, em 1994. O prédio tem 15 pavimentos, 1 unidade por andar e apartamentos de 4 suítes e 320 m². Entre os empreendimentos mais recentes estão o Verdano (PE), o Rooftop.470 (PE), o Beach Class Conventions e Flats (PE) e o Beach Class Hotels e Residence (PE).

O QUE TEM NO ENTORNO

  • Supermercados, como o Super Bom Preço e Mercado Extra
  • Academias, como a Selfit Academias, Match Fit, Bodytech e Santé Club Recife
  • Espaços de Crossfit, como Awaken Box, Unbroken Interação Cross, Wolf CrossBox Boa Viagem e Crossfit Better Together
  • Escolas e colégios, como o Madre de Deus, Motivo, Santa Maria e o GGE
  • Shopping Recife

Quer conhecer os empreendimentos da Moura Dubeux disponíveis no bairro? Clique aqui.

Posts relacionados

5 minutos de leitura

Atualização de cadastro