Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

Apartamento com varanda gourmet: o que é e como decorar?

5 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

Varanda gourmet é a área externa do apartamento, onde é possível cozinhar, receber e socializar, como uma extensão da sala de jantar. 

A varanda gourmet é uma tendência nos novos imóveis que se popularizou nos últimos anos. Principalmente no contexto da pandemia, onde áreas de lazer dentro de casa se tornaram uma necessidade ainda maior. As pessoas passaram a procurar mais esse ambiente de área externa que, ao mesmo tempo que é convidativo, deixa o imóvel mais atual e sofisticado. 

Neste post, vamos explicar mais sobre a varanda gourmet em apartamentos, trazer algumas dicas de decoração e onde encontrar imóveis com a varanda dos seus sonhos. Boa leitura! 

Afinal, o que é varanda gourmet? 

A varanda gourmet é um espaço externo que tem todo o equipamento necessário para receber, confraternizar e cozinhar. Essa área costuma ter uma churrasqueira e ponto de água. 

Em apartamentos, ela ocupa o lugar da sacada que, antes, era um espaço onde os moradores costumavam descansar, colocar redes, contemplar a paisagem ou até mesmo instalar um pequeno jardim. 

A varanda gourmet adicionou a tudo isso a possibilidade de receber bem, aproveitar melhor um local que muitas vezes poderia ficar vazio e ainda dar um charme a mais na decoração da casa. 

Essa área tem uma função bem versátil, se adequando às suas necessidades diárias e estilo de vida.

Varanda, terraço e sacada: qual a diferença?

É comum que esses termos sejam confundidos, especialmente em apartamentos. Porém, tratam-se de espaços com funções e formas diferentes. Confira quais são: 

Varanda

É o ambiente mais comum nos apartamentos atualmente. Está vinculada à sala de estar ou jantar e é um espaço coberto. A varanda tem a função de ligar o espaço interior ao exterior, ampliando o espaço e servindo como uma área de lazer. 

Ela também tem a função de trazer iluminação e ventilação natural ao ambiente, especialmente em apartamentos. Nos últimos anos, esse espaço também ganhou a função de varanda gourmet, adicionando sofisticação ao imóvel. 

Sacada

A sacada é um espaço geralmente pequeno, que se projeta para fora do apartamento e não comporta muitas pessoas ao mesmo tempo. Geralmente ligada à sala ou ao quarto, ela traz iluminação natural e melhora também a circulação de ar. 

Por ser um ambiente pequeno, a decoração combina com jardins verticais e itens suspensos.

Terraço

Já o terraço é um espaço sem cobertura, que fica em área externa, como os gardens em apartamentos ou na cobertura dos prédios.

Ele também pode ser usado como um ambiente de lazer, relaxamento e confraternização, por ser geralmente maior. 

Neste caso específico, o proprietário tem mais espaço para usar a criatividade, porém, é preciso estar atento ao fato de ser um ambiente separado da casa e sem cobertura, fazendo com que a escolha do projeto e dos móveis tenha um cuidado a mais. 

Quais são as vantagens de ter um apartamento com varanda gourmet? 

Ter um ambiente integrado na sua casa pode trazer muitas vantagens além da sofisticação e modernidade. Listamos aqui algumas vantagens de ter uma varanda gourmet que você talvez não conheça:

apartamento com varanda gourmet recife mourta dubeux

1. Valorização do seu imóvel 

Pouco se fala nisso, mas a varanda gourmet contribui para a valorização do imóvel em caso de venda ou mesmo de locação.

Apartamentos desse tipo costumam ser mais procurados por terem esse diferencial, por isso, considere isso na hora de comprar um apartamento, seja para morar ou para investir. 

Isso acontece porque essa área da varanda, especialmente em apartamentos, adiciona mais espaço de maneira inteligente, otimizando a circulação, a decoração e aproveitando melhor cada área.

2. Local para receber bem seus convidados 

Reunir seus convidados num local apropriado é, com certeza, mais prático para o anfitrião e mais confortável para as visitas. Em pequenas confraternizações, não há necessidade de reservar o salão de festas ou correr o risco de sujar o sofá da sua sala. 

Além disso, ao ter tudo o que é necessário para fazer o seu churrasco na varanda, não é necessário o deslocamento para a cozinha. 

3. Ventilação e iluminação

Por ser um espaço que integra o interior do apartamento ao exterior, é uma área que contribui para a ventilação e iluminação naturais.

Dessa forma, você recebe seus convidados sem a necessidade de ligar o ar-condicionado e pode contar com uma iluminação mais estratégica. 

4. Decoração 

A varanda gourmet convida o proprietário a pensar em uma forma de criar um espaço mais alegre e de relaxamento em casa, usando móveis e decorações de ambientes externos, mais difíceis de encaixar na decoração do apartamento.

Dessa forma, é possível criar um ambiente especial, de relaxamento, aconchego e confraternização em casa, dando ainda mais personalidade e criatividade à decoração. 

Como decorar a varanda gourmet? 

cozinha integrada com varanda gourmet

Por se tratar de um local destinado a receber seus convidados, vale a pena caprichar na decoração da sua varanda gourmet. Considere criar um ambiente aconchegante, funcional e otimizado. A seguir, confira algumas dicas de como decorar esse espaço, mesmo em metragens reduzidas. 

1. Defina o estilo da sua varanda gourmet

O primeiro passo para decorar é definir o estilo que você deseja para o ambiente. Ele pode ser moderno, rústico, industrial, entre outros. É importante ter em mente o estilo da sua casa para criar uma harmonia entre os cômodos.

2. Invista em móveis práticos e confortáveis

A varanda gourmet é um espaço para socializar e receber amigos e familiares. Por isso, invista em móveis práticos e confortáveis para que todos se sintam à vontade. Um conjunto de mesa e cadeiras é essencial, além de sofás e poltronas que possam acomodar a todos.

3. Escolha uma iluminação agradável

A iluminação é um fator importante em toda decoração. Na varanda gourmet, ela deve ser agradável e adequada para diferentes ocasiões. Opte por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e proporcionam uma iluminação suave. Aposte também em luminárias de parede, que ajudam a criar uma atmosfera mais acolhedora.

4. Crie seu próprio jardim

Varanda gourmet mirante ruy carneiro
Projeto da varanda gourmet do Mirante Ruy Carneiro – João Pessoa

As plantas são elementos que dão vida e trazem sensação de frescor. Além disso, elas ajudam a purificar o ar e a criar um ambiente mais aconchegante. Opte por plantas que se adaptem ao clima da sua região e que sejam fáceis de cuidar em apartamentos.

5. Aposte em uma bancada ou ilha para preparar refeições

A bancada ou ilha é um elemento importante na varanda gourmet, pois é o local onde são preparadas as refeições. Ela deve ser espaçosa e funcional, com espaço para o cooktop, a pia e a bancada para cortar alimentos. Além disso, é importante que ela seja feita de um material resistente e de fácil limpeza, como o granito ou o mármore.

Se houver espaço, também vale adicionar alguns bancos ao lado da bancada para refeições rápidas, reuniões mais íntimas ou ter lugares a mais. 

6. Escolha equipamentos adequados ao espaço 

Se você gosta de preparar churrasco, a churrasqueira é um elemento indispensável na varanda gourmet. No entanto, esse não é único equipamento que é possível ter. Faz sentido ter um forno de pizza, um home bar, adega e até um forno convencional, tudo vai depender do seu estilo de vida e gosto pessoal. 

Procurando apartamentos com varanda gourmet? 

Se você está em busca de empreendimentos com varanda gourmet, a Moura Dubeux pode te ajudar. Somos a maior construtora do Nordeste, e umas das maiores do Brasil, com presença nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e Sergipe. 

Há 40 anos no mercado, sempre buscamos inovar e surpreender a cada novo projeto. Então, se você está à procura do apartamento ideal, com varanda gourmet e muito mais para viver bem, entre em contato com nosso time de especialistas. Visite nosso site oficial e conheça nossos projetos no seu estado.

Posts relacionados

Atualização de cadastro