Selecione no mapa
a região em que deseja navegar

Você está em:

O que é ESG e por que é importante estar atento a esse assunto

3 minutos de leitura
Compartilhe nas Redes Sociais

O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, principalmente no mundo dos negócios. 

Você sabe o que é ESG? Essa sigla virou pauta em vários debates e sua importância vem crescendo a cada ano. 

ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance e refere-se a uma abordagem que leva em consideração os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa na tomada de decisões de uma empresa. 

Essa abordagem busca avaliar o impacto de uma organização não apenas em seus resultados financeiros, mas também em questões relacionadas ao meio ambiente, às relações sociais e à eficiência dos mecanismos de governança.

Aspectos ambientais do ESG 

No aspecto ambiental, as empresas são incentivadas a adotar práticas sustentáveis que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente. Isso pode incluir medidas como:

  • redução das emissões de carbono;
  • gestão eficiente de resíduos; 
  • conservação dos recursos naturais; 
  • adoção de energias renováveis. 

Ao incorporar a sustentabilidade ambiental em suas estratégias, as empresas não apenas contribuem para a preservação do planeta, mas também podem obter benefícios financeiros a longo prazo, como redução de custos operacionais e aumento da eficiência energética.

ESG no âmbito social 

No âmbito social, a abordagem ESG considera a responsabilidade das empresas em relação aos seus funcionários, comunidades e stakeholders. Isso envolve:

  • garantir condições de trabalho justas e seguras;
  • respeitar os direitos humanos;
  • promover a diversidade e inclusão;
  • contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. 

Empresas socialmente responsáveis estão mais preparadas para lidar com questões relacionadas à reputação, à satisfação dos funcionários e à gestão de riscos sociais, o que pode ter um impacto direto na percepção dos consumidores e na atratividade para investidores.

Governança corporativa e ESG

Já a governança corporativa diz respeito às práticas de gestão e transparência das empresas. Uma boa governança envolve a adoção de:

  • transparência e políticas claras;
  • estruturas de controle eficientes; 
  • prestação de contas aos acionistas;
  • transparência nas operações. 

Empresas com uma governança sólida tendem a ser mais confiáveis e a tomar decisões mais éticas, o que contribui para o fortalecimento de sua reputação e para a atração de investidores e parceiros comerciais.

Qual é a importância do ESG? 

A importância do ESG nos dias atuais é evidente. Dada a crescente preocupação com as mudanças climáticas, a desigualdade social e a ética nos negócios, o consumo consciente e a procedência do que se consome têm um peso cada vez maior. 

Além disso, os critérios ESG também são cada vez mais levados em conta quando o assunto é investimento, afinal, empresas que demonstram um compromisso sustentável e responsável possuem um fator de diferenciação competitiva, impactando diretamente na sua reputação, valor de mercado e na capacidade de atrair capital.

Ao escolher uma construtora para comprar um imóvel, seja para morar ou para investir, é importante estar atento ao conceito de ESG. Uma construtora comprometida com a abordagem ESG estará mais propensa a adotar práticas sustentáveis na construção de seus empreendimentos, como a utilização de materiais ecologicamente corretos, eficiência energética e a preocupação com o bem-estar dos futuros moradores. 

Além disso, essas empresas também tendem a valorizar a qualidade das relações de trabalho, o respeito aos direitos humanos e a transparência em suas operações.

Ao considerar os critérios ESG na escolha da construtora que você vai comprar o seu imóvel, você, como cliente, contribui para um setor imobiliário mais sustentável e socialmente responsável. Além disso, um imóvel construído com critérios ESG pode oferecer benefícios a longo prazo, como economia de energia, conforto térmico e acústico, valorização do imóvel e satisfação dos moradores.

Empresas como a Moura Dubeux, uma das maiores construtoras do Brasil e a maior do Nordeste, têm a responsabilidade não só de entregar um produto de excelência, como também de garantir a origem do material e ter critério na escolha de fornecedores, pensar no impacto ambiental e transformar a comunidade onde estão inseridos. 

Nesse assunto, a Moura Dubeux vem se preocupando em trazer um impacto socioambiental positivo por meio de diversas ações, tais como certificações que garantem o melhor para clientes, colaboradores e para o planeta. 

Confira aqui as certificações da Moura Dubeux

Além disso, o papel social em buscar transformar a comunidade é exercido constantemente, como nos casos a seguir: 

Moura Dubeux apoia reforma e lançamento da Casa Zero

Moura Dubeux e instituições parceiras levam formação profissional à comunidade do Pilar

E, claro, se você se interessa em entender sobre questões de governança e entender mais a fundo sobre como esses critérios são utilizados na Moura Dubeux, acesse:

Relatório de Sustentabilidade.

O ESG é um conceito que vai além dos aspectos financeiros e se concentra em uma abordagem mais ampla e sustentável dos negócios. 

Sua importância está relacionada à preocupação com o meio ambiente, a justiça social e a ética corporativa. 

Ao escolher uma construtora que adote princípios ESG, você estará contribuindo para um futuro mais sustentável e responsável, além de poder desfrutar de benefícios diretos relacionados à qualidade do imóvel e à valorização do investimento.

 

E se este conteúdo te ajudou a entender mais sobre o que é ESG, compartilhe no seu Linkedin! 

Fique por dentro das novidades MD!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

Atualização de cadastro